Com 30.749 kg de recicláveis arrecadados ao longo do ano, Arapongas encerrou nesta quarta-feira (5) a campanha “Recicla Sim, Dengue Não”, no Cine Mauá, e premiou as escolas que mais se destacaram. A iniciativa integrou a Secretaria Municipal de Saúde – Controle de Endemias, a Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) e a Secretaria de Educação, mobilizando alunos, professores e comunidades escolares no combate e prevenção à dengue por meio da reciclagem.
O ato de encerramento reuniu autoridades como o prefeito Rafael Cita, a vice-prefeita Édina Kummel, secretários municipais e o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, além de estudantes, professores, coordenadores, diretores e funcionários das cinco escolas participantes.
Pardini destacou o engajamento das crianças e o alcance da campanha. “Vocês têm ideia do que vocês, crianças, fizeram? […] E, enquanto muitos adultos jogam lixo a céu aberto, vocês, crianças, fizeram essa maravilha dentro do nosso município. Quantos criadores do mosquito da dengue vocês não eliminaram? Então, eu só tenho que agradecer a todos vocês e dizer assim: Eu estou muito orgulhoso”, disse, ressaltando que os participantes superaram as expectativas iniciais, “de arrecadar em torno aí de 500 kg cada escola, o que daria em torno de 12 toneladas”.
A secretária do Meio Ambiente, Sandra Corrêa, reforçou o papel da comunidade: “eu só tenho a agradecer o empenho de vocês, o empenho dos colégios, da comunidade. E dizer que Meio Ambiente precisa de vocês. Precisa desse empenho e vamos continuar”. Já o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, afirmou: “é muito legal, muito bacana, ver as crianças engajadas nesse projeto. Os professores incentivando e ajudando a salvar vidas”.
Para o prefeito Rafael Cita, a campanha mostrou a força do trabalho conjunto. “Uma demonstração clara de que um trabalho em equipe funciona bem: várias secretarias envolvidas para dar conta de um problema seríssimo. Mas quem deu conta mesmo foram vocês. Eu estou extremamente orgulhoso.” Ele também destacou o impacto social: “Todo o produto arrecadado por vocês foi para as nossas cooperativas de recicladores […] Vocês levaram alimento na mesa de várias pessoas, muitas, dezenas delas”.
Premiações e resultados
1º lugar: Escola Municipal Rural São Carlos – prêmio: notebook.
2º lugar: Escola Municipal Cívico-Militar Dra. Maria Hercília Horácio Stawinski – prêmio: impressora. Os dois primeiros lugares também foram contemplados com uma tarde recreativa no Serviço Social do Comércio (Sesc) em 28 de novembro.
3º lugar: Escola Municipal Antônio de Moraes Barros – prêmio: caixa multimídia.
4º lugar: Escola Municipal Dr. Antonio Grassano Junior – prêmio: caixa multimídia.
5º lugar: Escola Municipal Padre Germano Mayer – prêmio: caixa multimídia.
Premiação extra: Escola Municipal Cívico-Militar Dra. Maria Hercília Horácio Stawinski, a que mais arrecadou, com 8.050 kg, recebeu uma caixa de som portátil.
Projeto e mobilização
Ao longo do ano, a campanha levou palestras às instituições de ensino, com orientações sobre reciclagem correta. Em uma “competição positiva”, cada escola realizou ações de coleta com atividades escolares e domiciliares, estimulando a cultura de responsabilidade ambiental e o cuidado com a saúde pública, dentro e fora da sala de aula.
O encerramento teve um momento cultural, com a declamação coletiva da poesia “Cuidando da natureza” por estudantes da Escola Municipal Rural São Carlos, apresentação da equipe da Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos (SECLE) e um show interativo de mágica.
Fonte: Redação
