A Prefeitura de Arapongas convida toda a população a participar da 3ª Caminhada do Meio-Dia, pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres, que será nesta terça-feira, 22, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Mais de 170 municípios do Paraná vão participar da iniciativa.
O ponto de encontro é na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida (Praça da Igreja Matriz), às 11h30, e a saída vai ser às 12h, em direção à A Praça Doutor Júlio Junqueira (Praça Mauá). A organização solicita a quem for participar que se vista de branco e leve cartazes com mensagens de força e esperança.
O município marca presença nessa luta, unindo forças por justiça, respeito e proteção à vida das mulheres. “Arapongas já participou nos dois anos anteriores e este ano vai estar também”, comenta a guarda municipal Michele Regina Zanin, Coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “Este evento mostra que Arapongas está comprometida com a causa. Como exemplos, podemos citar a vinda da Delegacia da Mulher, há aproximadamente seis anos; a implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, há dois anos; e, recentemente, a criação da Secretaria Municipal da Mulher, que inclusive está apoiando esse evento também”, destaca.
A caminhada ocorre “como forma de protesto a toda e qualquer forma de violência contra a mulher e, principalmente, a mais grave, que é quando acaba no feminicídio, a morte da mulher pela condição de ser mulher”, detalha. “Esse evento integra uma série de atividades que a Patrulha Maria da Penha desenvolve durante o ano como forma de conscientização, como forma de levar informação para a população, principalmente para as mulheres”, pontua.
“Em março, nós tivemos uma campanha forte, que é o mês das mulheres. Agora, em julho, tem a caminhada do dia 22 de julho. Em agosto, temos o movimento Agosto Lilás, que é o mês de conscientização contra a violência doméstica contra a mulher. Fora outras datas alusivas que nós temos no ano também”, pontua. “A importância de falarmos deste assunto é realmente levar conscientização, informação, não só para as mulheres, mas para os homens também”, finaliza.
A organização da Caminhada é da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), por meio da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. No Paraná, é uma iniciativa é da Secretaria Estadual da Mulher e da Pessoa Idosa do Paraná (Semipi).
Já confirmaram presença e apoio as secretarias municipais de de Assistência Social (Semas), da Cultura, Lazer e Eventos (Secle), de Políticas Públicas para a Mulher e Pessoa com Deficiência (Semupe); a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores; Delegacia da Mulher; Polícia Militar; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA); Câmara da Mulher Empreendedora; e Leo Clube.
SERVIÇO
3ª Caminhada do Meio-Dia
Dia 22 de julho
Encontro: 11h30, Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida (Praça da Igreja Matriz) saída: 12h00, rumo à A Praça Doutor Júlio Junqueira (Praça Mauá)
Pref. de Arapongas