Referência para os municípios da região, a Escola Municipal Dra Maria Hercília Horácio Stawinski, na região da Zona Sul – a primeira da Rede Municipal em todo o Paraná a implementar a disciplina cívico-militar para os alunos do 1º ao 5º ano, recebeu ontem, 28, a visita do prefeito de Rolândia, Ailton Aparecido Maistro, e da secretaria municipal da Educação, Leise Camargo. O ato foi acompanhado pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, e pela secretária de Educação de Arapongas, Cristiane Cesaria Pablos Rosseti. “ É uma honra recebermos pessoas interessadas no trabalho que desempenhamos aqui na escola. Tem sido um trabalho espetacular, tendo um retorno positivo dos pais e comunidade escolar”, disse Onofre. Foi apresentado ao grupo de Rolândia, salas de aulas, uniformes militares – fardamento, o modelo disciplinar, entre outras características de metodologia da disciplina. “ Fomos muito bem recebidos pelo prefeito, Sérgio Onofre e sua equipe. O método escolar, com a disciplina cívico-militar é realmente algo espetacular”, mencionou o prefeito Maistro.
A implantação oficial da disciplina cívico-militar na Escola Municipal Dra Maria Hercília Horácio Stawinski, aconteceu em agosto de 2021. A nova disciplina chegou a ser aplicada, como modo de adaptação, no início do ano letivo de 2020, mas logo teve de ser suspensa também por conta da pandemia do coronavírus. A escola atende 383 alunos, com idade entre 06 a 10 anos. O ensino cívico-militar entrou na grade curricular, entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Robótica, Geografia, História, Educação Física, Artes e Ensino Religioso.
O programa nacional das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. Os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático pedagógico. A disciplina cívico-militar em Arapongas tem como equipe disciplinar o subtenente Antônio José da Silva, diretor disciplinar, e monitores de ensino o subtenente Valdinei e Cabo Luciomar. A ideia é de que a disciplina seja implementada em demais escolas da Rede Municipal.
A visita contou também com a presença do secretário de Segurança, Paulo Argati, e dos vereadores Meyre Farias e Toxinha Xavier.