Arapongas, no Norte do Paraná, foi destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 ao alcançar o 2º lugar no pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana e o 3º em Sustentabilidade entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quarta-feira, 22, no Teatro Regina Vogue, em Curitiba. Em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o município ficou atrás apenas de Maringá e à frente de Londrina; em Sustentabilidade, Pinhais e Francisco Beltrão ocuparam o primeiro e o segundo lugares.
“Arapongas foi premiada nos dois pilares em que foi indicada. É um orgulho saber que somos referência nas questões de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, ficando atrás de Maringá, mas à frente de Londrina, por exemplo, que é muito maior que Arapongas, e ainda estarmos no top 3 em questão da sustentabilidade”, ressalta o prefeito Rafael Cita.
“A falta de comparação com outros municípios do mesmo porte às vezes nos impede de ver o quanto somos evoluídos enquanto cidade”, argumentou Rafael Cita.
“Uma premiação espontânea, com indicadores objetivos e baseada em dados e estatísticas como o Cidades Excelentes só confirma que estamos no caminho certo enquanto gestão municipal”, acrescenta o prefeito.
Como funciona a avaliação
A seleção para o prêmio é baseada nos resultados do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma de tecnologia e inovação do Instituto Aquila que mede a excelência na gestão pública. O índice utiliza dados públicos de cerca de 5.570 municípios e analisa a administração com base em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
O IGMA emprega um algoritmo próprio para coletar e analisar mais de 70 indicadores de fontes oficiais, como prefeituras e governos federais, consolidando e cruzando informações para gerar um “raio-x” do desempenho de cada cidade.
Sobre o prêmio
De acordo com a organização, o Prêmio Band Cidades Excelentes reconhece iniciativas pioneiras de gestão municipal, incentiva projetos de melhoria na esfera pública, compartilha referências para inspirar outras cidades e valoriza servidores que atuam de forma proativa em benefício da população.
A etapa estadual premiou os melhores desempenhos no IGMA nos seis pilares por categoria populacional, com base na nota apurada em 2025. Os três melhores foram reconhecidos entre municípios com até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil; e acima de 100 mil habitantes.
