Com participação de diferentes setores da educação e da sociedade civil, Arapongas deu mais um passo na construção do Plano Municipal de Educação (PME). Na tarde de segunda-feira (26), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Plenária Municipal de Estudos do PME no Centro Catequético da Paróquia Santíssima Trindade, na Vila Triângulo.
O encontro reuniu representantes da Secretaria de Educação, da Rede Municipal e Estadual de Ensino, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e de diversas entidades locais, em um momento de reflexão, diálogo e construção coletiva. O objetivo foi traçar propostas e definir caminhos para o fortalecimento da educação no município.
“Arapongas tem a missão, assim como todos os municípios do Brasil, de entregar o Plano Municipal de Educação, que vai valer por 10 anos, de 2027 até 2037. Nós tivemos a lei que promulgou o Plano Nacional de Educação e está também em elaboração o Plano Estadual, e os municípios agora devem elaborar os Planos Municipais”, detalha o secretário Lino Batista de Oliveira.
Trata-se, segundo a gestão municipal, de um compromisso com o presente e o futuro da educação, estabelecendo metas e estratégias que orientarão o desenvolvimento educacional ao longo da próxima década.
Prazos e etapas até a aprovação
De acordo com o secretário, o trabalho começou no início deste ano e há um prazo até o começo do próximo para encaminhar o PME à Câmara Municipal. “Nós começamos esse trabalho no início deste ano, temos um prazo até início do ano que vem, para entregar para a Câmara o Plano Municipal, para que ele possa ser sancionado e aprovado em forma de lei.”
Ele reforça que a elaboração passa por diferentes instâncias de debate e validação. “Mas, para até chegar a essa etapa da lei, como Plano Municipal, nós temos que fazer alguns processos: temos que discutir esse texto na Câmara; no Fórum Municipal de Educação, que foi criado aqui em Arapongas; e também temos que passar por uma ampla plenária, com entidades do município que foram convidadas e de Educação, também envolvendo Educação superior, do Estado, Municipal e demais entidades da sociedade civil, para a gente poder estar discutindo, refletindo e aprovando o nosso Plano Municipal de Educação”, comenta.
💬 Grupo do WhatsApp
Participação social no centro do processo
O caráter participativo da construção do PME foi enfatizado durante a plenária. “Na plenária, as pessoas – que representam a sociedade, o município de Arapongas em suas diversas entidades – têm a oportunidade de contribuir com as estratégias do Plano Municipal de Educação”, pontua o secretário.
Ele destaca ainda o esforço coletivo necessário para que o documento reflita as necessidades locais. “Nós sabemos que o Plano Municipal de Educação tem que ser feito o esforço de todos, para que a gente possa fazer um documento bastante adequado ao nosso município. Eu espero que, assim, a gente possa conseguir, cada vez, mais contribuir, entregando um plano de acordo com o nosso município, de acordo com a nossa realidade. É um trabalho árduo, difícil, mas necessário, porque ele será política pública educacional do nosso município”, finaliza.
Fonte: Redação
