A secretaria de Obras,Transportes e Desenvolvimento Urbano (Seodur) encaminhou para a Defesa Civil Nacional um projeto de requerimento de recursos, em função dos estragos causados pela chuva no começo do ano. Em um levantamento inicial foi calculado que o danos já ultrapassaram os R$16 milhões.
As fortes chuvas que atingiram a região norte do estado no mês de janeiro, e em especial no dia 11, trouxe diversos estragos para Arapongas. A cidade teve fundos de vales prejudicados, áreas públicas devastadas, pelo menos seis pontes danificadas e cerca de 700 casas destruídas pelas tempestades.
Pedro de Marco, secretário de obras de Arapongas, contou que a foram necessários cerca de 50 dias para finalizar o projeto de recuperação que foi apresentado ao governo estadual e federal, que reconheceu os prejuízos e caracterizou os danos em regime de urgência. ”Concentramos os trabalhos nesse levantamento, e só depois de termos calculado todos os danos, fizemos o encaminhamento” afirma ele.
O projeto está agora sob posse da Defesa Civil Nacional, que tem a partir da data de recebimento um prazo máximo de 180 dias para finalizar o encaminhamento dos recursos disponíveis.