Agentes de crédito e de desenvolvimento local que atuam junto ao Banco do Empreendedor e à Sala do Empreendedor de Apucarana realizaram nesta quarta-feira (25/11) uma reunião de apresentação e avaliação dos trabalhados realizados prol do atendimento das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. Em nome do prefeito Beto Preto, que cumpriu agenda oficial em Brasília, o encontro foi conduzido pelo secretário de Governo, Othoniel Gonçalves, e contou ainda com a presença do gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Lucas Leugi, e componentes da equipe das secretarias de Indústria e Comércio e da Fazenda.
Os destaques da pauta ficaram por conta das participações de agentes de Apucarana em dois eventos, um em âmbito estadual realizado em Foz do Iguaçu na área de crédito, e outro nacional, promovido em Cuiabá (MT) direcionado aos agentes de desenvolvimento local. “Quero parabenizar a participação das servidoras Juliana Gab (desenvolvimento) e Leila Barbosa (crédito) que representaram Apucarana, divulgando estes importantes trabalhos que aqui estão sendo realizados. Sinto que a cidade está desabrochando através desta e outras propostas abraçadas pelo prefeito Beto Preto, que tem atuado sempre no sentido de que as coisas aconteçam”, disse Othoniel Gonçalves, secretário Municipal de Governo.
Com 103 operações de financiamento nos últimos 12 meses, sendo 67 só no Banco do Empreendedor, Apucarana está em 4º lugar no Paraná na concessão de microcréditos e crédito solidário para os pequenos e médios empreendedores, com a liberação de quase R$1 milhão para capital de giro e investimentos fixos. “Importante registrar a evolução deste trabalho, sobretudo a partir desta gestão, iniciada em janeiro de 2013, pois este trabalho era algo que praticamente inexistia até então. O que na prática nos dá a certeza de que a nossa missão está sendo bem feita, contribuindo para o desenvolvimento da cidade”, disse Lucas Leugi, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana. Ele frisa que os recursos do Banco do Empreendedor, via Fomento Paraná, estão disponíveis com taxas diferenciadas das praticadas pela rede bancária tradicional e podem chegar até a R$15 mil.
Outra informação comemorada durante a reunião no gabinete municipal foi a de que Apucarana foi referenciada positivamente pelo trabalho realizado pela Sala do Empreendedor, durante o 4º Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento Local, realizado no último dia 19 de novembro, em Cuiabá. Uma promoção do Sebrae, o evento reuniu mais de 600 profissionais de todo o Brasil. “Os organizadores destacaram a organização da nossa cidade, que tem um prefeito que abraçou o microempreendedor individual (MEI). Participei de diversas atividades lá e levamos toda a legislação e outros documentos que regem as atividades em Apucarana”, disse Juliana Gab, agente de desenvolvimento que representou o município.
De abril até o momento, informa ela, a Sala do Empreendedor realizou mais de 2,6 mil atendimentos. “Além de todo suporte na formalização, com acesso aos alvarás necessários para funcionamento do negócio, procuramos oferecer ao profissional que nos procura toda orientação, um acolhimento que ofereça sobretudo motivação para que ela possa caminhar com o seu sonho”, destaca Juliana. De acordo com ela, em breve a cidade deve realizar uma feira de microempreendedores individuais. “Já há até mesmo um grupo de empreendedores criando uma associação no bairro em que atuam”, concluiu a agente de desenvolvimento.
Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana