Vocês sabiam que a ansiedade é um dos transtornos que mais cresce no mundo? Mais de 40 milhões de pessoas são afetadas hoje em dia.
Sentir ansiedade já não é novidade para os seres humanos, seja por questão pessoal ou profissional, sempre nos deparamos com ela. E descontar esses transtornos na alimentação é uma espécie de fuga, uma grande ingestão de alimentos, principalmente fonte de açúcar, provoca aumento do hormônio insulina, fazendo com que o triptofano entre no cérebro intensamente causando sensação de “bem estar”, apesar de durar pouco tempo, faz com que o ansioso sinta prazer em comer.
Então as escolhas alimentares influenciam diretamente no aumento ou diminuição desses sintomas. Os alimentos com características inflamatórias ( açúcar, farinhas brancas, industrializados, frituras) pioram o quadro, enquanto alguns nutrientes podem ajudar a modular os sintomas.
Por exemplo, carências em vitaminas B-12 e folato estão associadas aos distúrbios de humor, os vegetais verdes, sementes, castanhas, ovos e salmão são fontes desses nutrientes. Como também a deficiência de Magnésio influencia o aumento da ansiedade, ele atua como uma barreira, bloqueando a entrada de hormônios do estresse no cérebro, espinafre, abacate, cacau, nozes são excelentes fontes.
O fracionamento Alimentar também é muito importante, ele trás equilíbrio para o organismo, controlando a vontade de comer, evitando as compulsões alimentares.
Aqui na Clínica Magrass trabalhamos esse fracionamento e também a inclusão e ajustes de alimentos que auxiliam a diminuir esses transtornos.
Lembre – se tudo começa em nossas escolhas!
Carla Milani – Crn7992
Nutricionista Magrass Arapongas