Alex Canziani anuncia participação do Norte do Paraná em programa do MIT

Em visita a Arapongas na tarde desta sexta-feira, 19, o secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, anunciou que o Norte do Estado será inscrito no programa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e parabenizou o município pela conquista de R$ 995.574,72 por meio do Pacto Pela Inovação e Fundo a Fundo.

Segundo Canziani, a iniciativa — realizada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) — busca descentralizar investimentos e ampliar a capacidade dos municípios de desenvolver políticas públicas voltadas à tecnologia. “Esse é um movimento que o Paraná faz, pelo governador do estado, para que nós pudéssemos levar a inovação para todas as cidades do Paraná”, comentou.

MIT REAP no Norte do Paraná

- Patrocinado -

O anúncio ocorreu em Curitiba nesta semana. Canziani detalhou que o Estado vai inscrever o Norte do Paraná no MIT Regional Entrepreneurship Acceleration Program (REAP), que, segundo o site oficial, é uma iniciativa global dinâmica com dois programas – Global e Focus – que interage com comunidades em todo o mundo para fortalecer ecossistemas empreendedores impulsionados pela inovação e transformar economias. “Eles trazem uma metodologia que vai proporcionar a aceleração de regiões”, comentou.

Conforme o secretário, foram arrecadados R$ 2 milhões junto a empresários de Londrina, e o Paraná está se organizando para implantar o MIT REAP na região.

A secretária municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda, Cláudia Lens, agradeceu o empenho dos envolvidos e informou que Arapongas tem prazo até 31 de dezembro para cumprir os trâmites para entrar no programa da universidade norte-americana. A pasta seguirá trabalhando durante o recesso no projeto.

O prefeito Rafael Cita ressaltou a relação de Alex Canziani com o município — “uma história muito antiga, um carinho por Arapongas” — e elogiou sua atuação. Segundo Cita, o secretário “é muito à frente do seu tempo, sobretudo nessa questão de inovação e tecnologia – é um conhecedor da área, é quem tem entendimento”.

Ao tratar do impacto da inovação na indústria, Cita citou o setor moveleiro local: “quem mais fabrica móveis hoje em Arapongas faz 2,8 armários por segundo. Sabe como é que é a separação dos parafusos? Automatizada. Quer dizer que vai perder mão de obra? Não, não é isso. Até porque a gente tem 400 vagas de emprego por dia. Mas o que eu estou dizendo é que acelera o processo, a produção, por consequência, e melhora a arrecadação para conseguirmos melhorar o desenvolvimento do município”, enaltece.

Fonte: Redação

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile