Nesta quinta-feira (17), no auditório da Prefeitura de Arapongas, foram entregues os certificados aos participantes do projeto piloto Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural. O Projeto é conduzido pela Prefeitura (através das Secretarias de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente – Seaspma e Segurança Alimentar e Nutricional – Sesan), em parceria com o Sebrae Paraná. “É muito bom ver que nossos produtores estão se capacitando cada vez mais, a fim de fornecer alimentos orgânicos tanto para o projeto do futuro Sacolão Municipal quanto para a merenda escolar”, afirma o prefeito Sérgio Onofre, que também participou do evento.
Para a secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Niele Melo, o projeto representa mais qualidade de vida para os agricultores, menos expostos a produtos nocivos e mais saúde na mesa do consumidor. “A intenção é garantir meios de produção agroecológica e sustentável com produtos variados e de qualidade para atender a Merenda Escolar, que até 2030 deverá ter 100% dos produtos ofertados ao PNAE orgânicos”, acrescenta Niele.
O prefeito Sérgio Onofre anunciou a continuidade do projeto e a possibilidade do ingresso de novos agricultores. Divididos em grupos, os agricultores familiares foram assistidos, ao longo de todo o ano de 2021, por técnicos capacitados em novos conceitos de gerenciamento da produção, voltada para o desenvolvimento mais sustentável – especialmente para a ampliação e transformação das propriedades em agricultura 100% orgânica. As ações foram direcionadas para a busca da viabilidade econômica da atividade em equilíbrio com os aspectos sociais e ambientais, para garantir a sustentabilidade do processo.
A diretora de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Arapongas, Vicky Vergara, representou a Seaspma e falou sobre a importância da sustentabilidade com esse investimento.