Vinculado à Secretaria de Segurança Pública, o Centro de Monitoramento Municipal divulgou nesta segunda-feira (15), um relatório dos serviços executados ao longo do 1º semestre de 2019. Conforme os dados foram registrados de janeiro a março, três furtos/arrombamentos e cinco casos de vandalismo. De abril a junho, também foram registradas três situações de furtos ou arrombamentos e nenhum caso de vandalismo.
Conforme o setor, antes de 2017, ano de implementação dos serviços, eram registrados de 10 a 15 arrombamentos e situações de vandalismo por mês nos prédios públicos. Em 2018, esse índice caiu para um total de 09 arrombamentos e 14 de vandalismo ao longo de todo o ano.“Temos notado uma diminuição importante, tanto nos registros de furtos, arrombamentos, como nos casos de vandalismo. Sinal de que a nossa atuação vem somando à segurança municipal”, explica o coordenador do Centro de Monitoramento Municipal, Patrício Loriano.
Responsável por garantir a segurança em prédios e demais espaços públicos, através de monitoramentos e alarmes, o setor conta com 74 vigilantes municipais, dos quais, 64 realizam rondas e orientações de segurança aos funcionários públicos, e 10 atuam diretamente na central.
O município conta com 147 prédios próprios, entre eles, Paço Municipal, Academias ao Ar Livre, Praças, Escolas, Centros Municipais de Educação Infatil (CMEI’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Todos recebem vistorias diariamente.
“Este é um trabalho de suma importância para Arapongas, sempre em conjunto com a nossa Guarda Municipal, ampliando a segurança pública. Estamos em busca de novas melhorias para o setor, valorizando também esses funcionários de carreira que prestam este serviço, executado através de recursos próprios”, afirma o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Argati.