Colunistas Gabriel Martins

A arte do grafismo na paisagem

Compartilhe no WhatsApp

Grafite vem do latim “grafitti” e significa “escritas com carvão”, é uma inscrição ou desenho sobre uma superfície que, geralmente, não foi feita com essa finalidade, como muros e paredes.

Muitas pessoas confundem o grafite com a pichação e acaba, julgando-o como vandalismo. Muitos pichadores são membros de gangues e fazem isso para “marcar território”, outros pichadores competem entre si, por exemplo, quem consegue pichar mais alto.

O grafite é completamente diferente, é feito por artistas e é um dos meios de expressão mais relevantes atualmente. Muitos consideram as pinturas rupestres como uma forma pré-histórica de grafite, porém, desde aquela época até o final da década de 60 nada parecido aconteceu, mas então, os jovens moradores do Bronx, em Nova York, recriaram esse meio de expressão, substituindo o carvão e qualquer outro material pelo spray, que é muito mais colorido e rico.

gabriel1Osgêmeos: obra na Bienal de Vancouver, mais de 2.000m². Finalizada em 2014
fonte:
http://osgemeos.com.br

Assim como em Nova York, indícios de grafite surgiram em Paris na mesma época. Muitos artistas ao redor do mundo são reconhecidos internacionalmente, como Aryz, de Barcelona, conhecido por suas pinturas em grande escala; Belin, da Alemanha, conhecido por suas pinturas surrealistas; o americano

Eric Grohe e suas ilusões de ótica; o australiano Edgar Mueller e o americano Kurt Wenner, com suas pinturas 3D no chão; o britânico Banksy é um dos mais conhecidos no mundo apesar de manter sua identidade em segredo, é famoso por criticar o governo através de suas obras; e os brasileiros Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como Os gêmeos, estão sendo reconhecidos internacionalmente pelas suas obras marcantes no Brasil e no mundo. O grafite está sendo cada vez mais aceito e admirado no mundo todo.

Hoje são considerados obras de arte e dão vida aos sonhos e pensamentos de seus criadores, e consequentemente colorem os muros e dão vida às nossas grandes cidades cinzas.

gabriel2Banksy: obra criticando a “oposição ao grafite” em Nova York
fonte: http://banksy.co.uk

Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: