Sessenta presos da cadeia pública de Arapongas foram transferidos na manhã desta segunda-feira (7), para a Penitenciária Estadual de Londrina III (PEL). De acordo com Paulo Sérgio Argati, secretário Municipal de Segurança e Trânsito, até o final deste mês, todos os detentos, são aproximadamente 260 pessoas, devem ser transferidos.
Argati informou que o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) optou por fazer a transferência, pois o prédio da cadeia pública de Arapongas não tinha mais condições de abrigar os detentos.
“O local não era o ideal é não comportava mais os presos, estava com sua capacidade máxima, já tinha passado da hora de ser desativado. Com a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP), esses presos que foram transferidos para a cadeia nova de Londrina, devem retornar para o município assim que a obra do nosso CDP for finalizada”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com Argati, o prédio da cadeia em breve será demolido. “Assim que concluir as transferências, o prédio será demolido e a prefeitura vai usar o espaço para outros fins. Essa transferência, esse momento é um alívio, pois a cadeia realmente estava em condições desumanas para os detentos e para quem trabalhava lá”, finaliza.
No dia 24/02, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) confirmou que presos de Marilândia do Sul e de Apucarana também serão transferidos para Londrina.
Para a transferência desta segunda, foi montada uma força tarefa. Polícia Militar, agentes do Depen, integrantes da Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e até o helicóptero da PMPR.
Informações: TNOnline