Administradores, economistas e profissionais recém-formados em Geografia, História, Letras, Museologia, Pedagogia, Produção Cênica e Produção Cultural podem se inscrever para atuar em instituições do Governo do Estado em Curitiba e nos municípios de Apucarana, no Vale do Ivaí, e Cascavel, na região Oeste do Paraná. O prazo para inscrições foi prorrogado até domingo (20). O valor da taxa é R$ 100.
As oportunidades de capacitação são ofertadas pelo programa de Residência Técnica (Restec) em Gestão Cultural da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A iniciativa contempla um curso de especialização, ofertado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), na modalidade de ensino a distância.
Além da gratuidade nesse curso de pós-graduação lato sensu, os residentes receberão bolsa-auxílio mensal, no valor de R$ 1.900,00, e auxílio-transporte pelo período de 23 meses. Os profissionais interessados devem ter concluído o curso de graduação nessas áreas há no máximo três anos, e não podem ter vínculo de emprego e nem receber bolsa de qualquer natureza subsidiada com recursos do Tesouro do Estado do Paraná.
– A seleção será realizada em duas etapas: prova online (peso 70), de caráter eliminatório e classificatório; e análise de currículo (peso 30), de caráter classificatório. A prova será composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha, valendo cinco pontos cada, perfazendo um total de 100 pontos.
Todos os candidatos terão até duas horas para concluir a prova online, sendo eliminados aqueles que obtiverem notas ponderadas inferiores ou igual a 39. O conteúdo programático e as referências estão disponíveis em edital.
– Os residentes vão desenvolver atividades práticas de 30 horas semanais (6 horas diárias), de segunda a sexta-feira. Em Curitiba, dois bolsistas serão lotados na Seti e um na Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC). Os outros dois serão lotados nas universidades estaduais do Paraná (Unespar) e do Oeste do Paraná (Unioeste), nos campus de Apucarana e Cascavel, respectivamente.
A participação no programa não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e não caracteriza emprego formal. O curso de especialização ocorrerá entre março de 2022 e janeiro de 2024, com carga horária total de 500 horas.
Inscrições: até 20 de fevereiro, exclusivamente pela Internet – AQUI
Prazo para apagamento da taxa de inscrição: até 21 de fevereiro
Homologação das inscrições: até 22 de fevereiro
Aplicação de prova online: 25 de fevereiro, das 10 horas às 12 horas
Avaliação de títulos: 26 de fevereiro
Resultado: 02 de março
Matrículas: 03 a 09 de março
Homologação de matrículas: 10 de março
Fonte: Agência Estadual de Notícias