A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta terça-feira, 18, na aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 nas crianças de 05 a 11 anos. Nesta primeira etapa são priorizadas as crianças que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que residam com pessoas com alto grau de imunossupressão. Os três Pronto Atendimentos 18 Horas (Cj. Flamigos, Zona Sul e Jardim Petrópolis) são os locais destinados para a vacinação do público infantil. De segunda a sexta-feira, exclusivamente das 9h às 14h.
O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, acompanhou o primeiro dia da vacinação infantil. “ Mais um grande momento no combate à pandemia do coronavírus. Nossas equipes têm orientado os pais e dando todo o suporte para as nossas crianças. Tornando a aplicação um momento de grande alegria. Pedimos aos pais ou responsáveis legais que tragam as crianças. Como mencionado, nesta etapa vamos priorizar um grupo de crianças – pelo quantitativo que recebemos da Sesa. À medida em que mais doses chegarem conseguiremos avançar para as outras crianças”, salientou.
O ATENDIMENTO
Os profissionais de saúde, antes de aplicarem a vacina, deverão mostrar aos pais/responsáveis que acompanham a criança, que se trata da vacina contra a COVID-19 Comirnaty (Pfizer/Wyeth), frasco na cor laranja, com a dose aspirada de 0,2ml, ou seja, 10 microgramas. Esta quantidade equivale a 1/3 da dose usada nos adolescentes e adultos.
Destaca-se que, conforme orientação do Ministério da Saúde, após aplicação da vacina contra a COVID-19, a criança deve permanecer no local, em observação, por 15 a 20 minutos.
Alívio e segurança
O pequeno Adryan Nathan Almeida Walter, de 10 anos, foi o primeiro a receber a dose no Pronto Atendimento 18 Horas do Jardim Petrópolis. Segundo a mãe, Valdenice de Almeida da Silva, ele é portador de diabetes 1, e receber a vacina foi um momento de grande alegria. “ Ver meu filho sendo vacinado me traz um misto de alegria, gratidão e alívio. É importante mantermos nossas crianças seguras”, disse.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS – Grupo prioritário
– Crianças de 05 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, conforme laudo disponibilizado no site oficial do município, Portal COVID-19, Formulário de Atendimento aos Critérios de Comorbidades – Crianças – link: https://www.arapongas.pr.gov.br/downloads/covid19/criancas//20220117220122.pdf
Caso a criança possua alguma deficiência permanente, também serão aceitos outros documentos comprobatórios, tais como extrato/holerite BPC, cartão de gratuidade de transporte coletivo/interestadual, etc. Para os alunos da APAE, será agendado horário específico e a vacinação destes será realizada na sede da instituição.
– Crianças de 05 a 11 anos que residem com familiares que apresentam alto grau de imunossupressão – o familiar deverá apresentar laudo médico, dispondo de uma das seguintes doenças: imunodeficiência primária grave, tratamento ativo de quimioterapia para câncer, transplantado de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras, pessoa vivendo com HIV/Aids, uso de corticoides em dose ≥ 20mg/dia de prednisona ou equivalente, paciente em hemodiálise, paciente com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, uso de drogas modificadoras da resposta imune).
DEMAIS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Documentação das Crianças: CPF, Cartão SUS, Registro de nascimento ou RG, comprovante de residência e caderneta de vacinação;
Documentação dos Pais ou responsável legal: Termo de Assentimento/consentimento da vacina (a ser retido), disponível no site oficial do município, portal COVID-19 (link: https://www.arapongas.pr.gov.br/downloads/covid19/criancas//20220117220129.pdf assinado pelos pais/responsáveis; e cópia (a ser retida) de documento de identificação com foto, dos pais/responsáveis.
Em caso de consentimento emitido por responsável legal, apresentar cópia (a ser retida) de certidão ou termo de compromisso de guardião ou de tutor.