Com um século, antiga residência construída em 1915,tombada em 14/04/1997 pelo decreto Municipal nº 1964, SEMEC Divisão de Patrimônio Histórico,localizada na cidade de Patos de Minas – MG,reflete em sua arquitetura tendências européias, surgidas nas primeiras décadas do século XX no Brasil.
Com destaque para o estilo Art Noveau ou Modern Style como era conhecido na França, que representava uma soma de tendências, reúne aspectos de estilo do passado,principalmente aqueles que tinham uma finalidade decorativa, os detalhes ornamentais são apresentados nestas edificações na grande maioria ,através de relevos de estuque, platibandas,grandes vidraças e ferragens.
Detalhe das paredes pintadas e com frisos de uma das salas de estar, fazendo com que a austeridade e simetria da arquitetura com enormes portas e janelas sejam quebradas pela decoração floral e suave dos desenhos. A principal conquista do Art Nouveau, foi promover uma verdadeira unidade das artes. Tanto os móveis, objetos da época e o próprio edifício passaram a ser criados a partir de uma mesma tendência decorativista.
Observa-se claramente a riqueza de ornamentações do estilo Art Noveau, feita com desenhos que reproduzem,flores e folhas,com frisos nas molduras contornando enormes aberturas,mostrando uma arquitetura refinada, detalhadamente decorada de acordo com as concepcões ecléticas, perfeita integração entre as chamadas artes aplicadas e arquitetura. Esse belo patrimônio de Minas Gerais representa em nosso país um rico acervo cultural e histórico.
Glaci Slonski Delboni
Designer de Interiores
ABD- 7039
e-mail: [email protected]
Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas.