A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Obras, vem realizando um conjunto histórico de obras na cidade, a partir de 2013. Um total de 15 bairros que esperavam pelo asfalto há 30 e até 40 anos, enfim receberam obras de drenagem e pavimentação. Outros 9 bairros tiveram suas vias recapeadas. E diversas regiões da cidades receberam aplicação de lama asfaltica, garantindo rejuvenescimento e sobrevida ao pavimento.
No total, a prefeitura já investiu R$ 12 milhões em asfalto novo, recape e lama asfaltica, atingindo a marca de 540.204 mil metros quadrados. Outros R$ 5 milhões estão sendo aplicados agora em mais seis frentes de pavimento novo, somando mais 62.947 metros quadrados.
As regiões beneficiadas, com obras em execução, são o Parque Industrial Zona Norte (Rua Alumínio), Sanches dos Santos III, Recanto Mundo Novo (Ruas Mato Grosso e Estados Unidos), Recanto do Lago II (Rua José Beltoni), Rua Rio Jacaré (Núcleo João Paulo), Jardim Miriam Maria (Vila Reis) e Vila Bevilaqua (Vila Reis).
O prefeito Beto Preto afirma que tinha compromisso de levar asfalto a todos os bairros que ainda não dispunham dessa infraestrutura. “O asfalto chegou ao Novo Horizonte, Milani, Ouro Verde, Marissol II, Colonial, Aviação, Sanches dos Santos, Jardim Garcia, Residencial Raposa e outras regiões, colocando fim no sofrimento com o barro e a poeira”, comenta Beto Preto.
Segundo ele, nestes bairros outras ruas ainda serão asfaltadas, pois de início foram priorizadas as mais importantes. “Tivemos grande ajuda do Governo Federal, principalmente com o apoio da senadora Gleisi Hoffmann e, em alguns casos, como do Marissol II, garantimos parceria com o Governo do Estado”, revela o prefeito.
Contudo, ele faz questão de ressaltar que mais de 60% das obras de asfalto foram asseguradas com um rigoroso controle de gastos na prefeitura, visando compor um fundo municipal. “Esse planejamento econômico foi garantido pelo secretário de fazenda, Marcello Augusto Machado, dentro das diretrizes estabelecidas na nossa gestão”, assinala Beto Preto.
Ainda com relação à lama asfaltica, ele explica que foram concluídos três lotes de 124.000, 50.000 e 45.000 metros quadrados de regiões atendidas. Este último lote inclui a Vila Formosa e região no entorno do Colégio Braga Côrtes, onde as obras estão sendo concluídas agora.
“Temos mais 255.000 metros quadrados de lama asfaltica já contratados em processo licitatório, que devem ser executados até julho de 2016”, anuncia o prefeito Beto Preto. Ele faz questão de explicar que o relevo de Apucarana é acidentado e que em diversas regiões o pavimento é muito antigo.
“A manutenção deixou de ser feita periodicamente durante décadas, e não existem recursos suficientes para o recape. Assim, com a lama asfaltica, podemos tapar buracos e fissuras, aplicando posteriormente uma camada seladora de emulsão asfaltica, garantindo uma melhora significativa no pavimento, a um custo mais acessível”, argumenta.
O prefeito pondera que o esforço para conservar as vias urbanas é permanente, com equipes de tapa-buracos, lama asfaltica, recape e asfalto novo. “Conquistamos um saldo significativo de obras e vamos continuar avançando sempre, economizando recursos para garantir novas frentes de trabalho”, avalia Beto Preto.
Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana