A cozinha era um ambiente restrito a funcionários ou serviçais da casa. Eram em geral externas ou anexas aos casarões. Acreditava-se que a fumaça do fogão à lenha e o calor incomodava seus nobres moradores.
No Brasil, a cozinha passou a mudar na época da abolição da escravatura quando as senhoras e suas filhas passaram a cozinhar trazendo-a assim para próxima da casa.
Com a Revolução Industrial e a era Modernista do começo do século XX os projetos passaram a privilegiar condições de habitação mais funcionais e as cozinhas ganharam novos utensílios e mobiliários porque seus usuários também tomaram gosto pela arte culinária aliado ao fato de já começar a se apresentar uma frequente escassez de mão-de-obra.
Nos anos 70, 80, 90 e até hoje, muitas invenções trouxeram praticidade à cozinha e a mesma passou também a receber a família e convidados. Com isso, novos móveis, utilização de novos materiais e configurações se fizeram necessários. Elas ganharam bancadas, balcões, coifas, grandes geladeiras, belos fogões, aço inox, granito, silestone, corian entre tantos outros materiais e principalmente, entraram nas nossas Salas de Jantar e Estar para brilhar como grandes estrelas.
Elizabeth Martins – Arquiteta
(43)3422-6444
Apucarana – PR