Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20, na Prefeitura de Faxinal, a primeira reunião preparatória para o Censo 2022. Participaram do encontro, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Faxinal — CEF e Câmara de Vereadores. Os representantes do IBGE, responsáveis pelo Censo 2022, apresentaram a metodologia e a logística dos trabalhos do recenseamento e solicitaram apoio da Prefeitura e dos demais presentes para a realização da pesquisa.
O prefeito Ylson Álvaro Cantagallo, o Gallo (PSD), destacou a importância do censo e colocou administração a disposição. “Os dados do censo 2022 é muito importante para os municípios. Com os dados corretos em mãos, os gestores vão estar investindo o dinheiro público nas áreas certas. Vamos dar todo o suporte na logística necessária para a realização do Censo 2022 em nossa cidade”, afirmou o prefeito.
A reunião desta quarta com a Prefeitura é a primeira dos demais encontros, que ainda ocorrerão antes de iniciar o Censo 2022. A coleta das informações do Censo 2022 será nos meses de junho, julho e agosto de 2022.
Pandemia
O Censo no Brasil estava marcado para ocorrer em 2020. Mas devido à pandemia da Covid-19, a pesquisa não ocorreu em 2020 e nem em 2021. A pesquisa realizada pelo IBGE leva apenas 10 minutos. E é importantíssima para gestores municipais, estaduais e federais ficarem sabendo onde serão aplicadas políticas públicas nos próximos anos.
A logística contará com o apoio da Prefeitura e Associação Comercial e Empresarial de Faxinal.