Apesar da expectativa de vida estar aumentando de forma geral no país, os homens morrem em média sete anos mais cedo do que as mulheres. E para orientar a população masculina sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis no dia-a-dia, o município de São Pedro do Ivaí realiza mais uma vez a campanha Agosto Azul, em parceria com o Governo Estadual, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças. Neste ano, o tema é: “Homem, torne a sua vida melhor. Cuide da sua saúde!”.
Durante todo o mês, a secretaria municipal de Saúde irá incentivar e promover ações voltadas aos cuidados com o público masculino, entre os quais: atendimento médico clínico, atendimento médico com especialistas (cardiologista, ortopedista, urologista e otorrinolaringologista), equipe multiprofissional (psicólogo, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta), vacinação de rotina, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, exames de rotina (sangue, PSA, entre outros) e eletrocardiograma. Ou seja, muitas oportunidades para ficar muito bem de saúde.
Realizar a campanha no município faz parte das ações da prefeita Maria Regina Della Rosa Magri para que a população tenha mais bem-estar e qualidade de vida. Ela defende que nosso maior bem é a vida, e cuidar da saúde é o maior ato de amor que podemos ter conosco, assim como estar ao lado das pessoas que amamos. Os números mostram que o homem acaba se cuidando menos, e o objetivo da campanha é justamente lembrá-los da importância desses cuidados para que se mantenham sempre bem. “É preocupante para a saúde pública o fato de que o homem, geralmente, busca pelo serviço já na atenção especializada, com o problema instalado e muitas vezes evoluindo de maneira insatisfatória, causando consequências como agravo da morbidade, maior sofrimento, menor possibilidade de resolução do problema de saúde e maior ônus para o SUS”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, por meio da Agência Estadual de Notícias.
AZUL – A campanha de incentivo ao cuidado com a saúde do homem foi instituída no Paraná pela Lei nº 17.099/2012. A campanha também traz informações para que os homens reflitam a respeito dos seus hábitos.