Atualmente, sete pacientes com a doença esperam na cidade pela liberação de leitos no Hospital Universitário de Londrina, que está superlotado.
A secretária de Saúde de Rolândia, Paloma Pissinati, emitiu um alerta nas redes sociais nesta segunda-feira (22) pedindo para que a população redobre os cuidados contra o coronavírus. Ela destaca que a cidade passa pelo pior momento da pandemia, e que o São Rafael, o único hospital do município, enfrenta, já há algumas semanas, um cenário grave de superlotação. Atualmente, conforme a secretária, a unidade acomoda sete pacientes com Covid-19 que aguardam pela liberação de leitos no Hospital Universitário de Londrina.
O problema, de acordo com Paloma, é que o HU também enfrenta índices alarmantes de ocupação.
A secretária fez um apelo para que a população passe os próximos 14 dias sem sair de casa para festas, baladas ou reuniões familiares. Na avaliação dela, é preciso trabalhar para conter o avanço da doença agora, quando a rede de saúde ainda apresenta condições de receber os infectados.
O alerta foi emitido a pedido do prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, que foi para Curitiba esta semana com o objetivo de discutir com o governo possíveis soluções para o esgotamento da rede pública de saúde. Depois de voltar de viagem, ele pretende se reunir com prefeitos de outras cidades da região para definir o endurecimento das medidas de restrição relacionadas ao coronavírus. A possibilidade de um lockdown, segundo o que apurou a reportagem, não está descartada.