Início » Rachaduras no solo de propriedade rural em Novo Itacolomi intrigam moradores
Apucarana Geral

Rachaduras no solo de propriedade rural em Novo Itacolomi intrigam moradores

Compartilhe no WhatsApp

Diversas rachaduras que apareceram repentinamente no solo de um sítio na zona rural de Novo Itacolomi, na região do Vale do Ivaí (Norte do Paraná), estão intrigando moradores da localidade . Conforme o ex-prefeito de Novo Itacolomi e hoje técnico da Emater, Moacir Andreola, ninguém ainda sabe o que teria provocado as fendas, que têm proporções diversificadas.

“Não sei o que provocou essas rachaduras, que começaram a aparecer em julho, durante dias em que ocorreram muitos raios e trovões. Se fosse erosão ou deslizamento de terra haveria acomodamento e fechamento das rachaduras e isso ocorreria na parte declinosa”, diz Andreola. Ele acrescenta Ele acrescenta que em uma área de dois alqueires há fendas maiores e menores, horizontais (cortando a água) e verticais (no sentido da caída das águas). “Ninguém que mora por aqui nas imediações sentiu nenhum tremor que pudesse ter provocado as fendas”, completa Andreola.

Rachaduras no solo de área rural apareceram
repentinamente –

Moacir Andreola mostra fenda no solo: causa ainda é desconhecida

O professor de Geografia Narciso do Prado Filho avalia que o excesso de chuva registrado em julho na região pode ter contribuído para o aparecimento das fendas.  “Quando o terreno não está bem sedimentado e há muita infiltração de água, a compactação da base do solo pode diminuir, contribuindo desta forma para o aparecimento deste tipo de rachadura na terra”, explica.

OUTROS REGISTROS – De acordo com geólogos brasileiros, inúmeras rachaduras e buracos  vem aparecendo com certa frequência pelo mundo e sem uma explicação concreta da Ciência.   Na África, mais precisamente no deserto da Etiópia, uma fenda que  surgiu repentinamente deixou muitos cientistas perplexos.  Atualmente essa fissura tem 56 quilômetros de extensão e 6 metros de largura, e é objeto de curiosidade intelectual de um consórcio de pesquisadores britânicos, americanos e etíopes. Ainda há registros de casos idênticos na China, Ucrânia e Guatemala.

Fonte: TNOnline

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Pousada por do Sol- Clique

Encontro de Colecionadores

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: