reunião realizada na tarde desta terça-feira (23), na Prefeitura de Arapongas, decidiu por um alerta sobre a iminência de medidas mais duras caso a população não siga os protocolos recomendados contra o coronavírus (Covid-19). Entre as medidas está o risco de ter que fechar novamente o comércio e as fábricas. Comunicados pelas redes sociais e veículos de comunicação, distribuição de panfletos e outras ações serão desencadeadas ainda nesta semana. “Se fechar de novo, a culpa é sua” foi o mote sugerido por um dos presentes para a campanha e que teve a aprovação dos demais.
“É importante poder compartilhar a responsabilidade dessa situação com a sociedade organizada de Arapongas, pois não há como fiscalizar todas as pessoas em todos os lugares onde os protocolos de saúde estiverem sendo descumpridos. É preciso que cada um se proteja e ajude a cobrar isso dos demais”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre. A reunião teve a presença de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA), do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Mobiliário, Maçonaria, Lions, Rotary e outras entidades.
Também foi sugerido que a Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com as forças de segurança, solicite a impressão de cartazes que serão afixados nas portas dos estabelecimentos que forem fechados durante as ações de fiscalização a serem realizadas ainda nesta semana. “Fechado devido à Covid-19 – Este proprietário não respeitou os decretos municipais”, diz a arte aprovada para o material. “Nós gostaríamos que não fosse necessário fechar nenhum estabelecimento. Sabemos que todos precisam trabalhar, garantir o seu sustento, porém foram estabelecidas várias normas, através dos decretos municipais, para que isso ocorra da forma mais segura possível. E em muitos lugares, infelizmente, essas normas não estão sendo cumpridas”, afirma o secretário municipal da Saúde, Moacir Paludetto Júnior.