Início » Morre adolescente de 15 anos que estava internada em Arapongas com dengue
Arapongas

Morre adolescente de 15 anos que estava internada em Arapongas com dengue

Compartilhe no WhatsApp

Sofia Maria Altavter Ramos, de 15 anos morreu na noite de quarta-feira (12) em Arapongas. A jovem de Santo Antônio da Platina, Norte Pioneiro, estava internada no Hospital Norte do Paraná (Honpar). Testes preliminares indicaram que a adolescente estava com dengue.

Um teste rápido já havia sido confirmado a dengue na adolescente e o atestado de óbito foi miocárdica viral/dengue.

A vítima deixou duas irmãs, a fisioterapeuta Mariana e a gêmea idêntica Isabela. Além dos pais, Rosana Altvater e Alessandro Montanheiro; dos avós maternos Maria Inês e Adílio, avós paternos Maria Elsa e Ari Ramos, muitos parentes e os colegas do curso de Alimentos do Instituto Federal do Paraná, em Jacarezinho, onde passou em primeiro lugar e estava iniciando as aulas.

O médico teria dito aos pais que o vírus atacou os músculos do coração da menina que não resistiu. A adolescente sofreu convulsões. A estudante não tinha cardiopatia e nenhum tipo de outra doença.

A família mora no centro de Santo Antônio da Platina, região da cidade onde mais tiveram registros dos 16 confirmados no município.

Casos em Arapongas

Arapongas registra 12 casos positivos da doença, além de 67 que estão em investigação. Dos 12 casos positivos, 11 foram importados e 01 autócne – adquirido no próprio município.
O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, acrescenta que o município recebeu na última sexta-feira (08), novo inseticida de combate à dengue. Foram enviados para Arapongas 50 litros de malathion, destinados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através da 16ª Regional de Saúde. “ Já iniciamos os bloqueios através do inseticida nas regiões com maior incidência da doença. As equipes realizam os serviços em raio de 300 metros das residências onde existam pessoas com suspeitas ou infectadas pela doença”, afirma. Os serviços já passaram nas regiões do Cj São Bento, Cj. Palmares, Cj. Piacenza, Corina Pugliese, Jardim Petrópolis, Jardim Aeroporto e Vila Cascata. Ao todo, 15 bairros com maiores registros ou suspeitas de casos devem receber as aplicações do inseticida.

O Controle de Endemias recomenda também que a população inclua nos cuidados a instalação de telas de proteção em janelas, uso de repelentes, somado à limpeza e eliminação do acúmulo de água parada, que pode acontecer em vasos de plantas, garrafas, pneus, caixas d’água, calhas, reservatório da geladeira, entre outros. “ Manter diariamente os quintais limpos e eliminar o acúmulo de água parada leva cerca de 10 minutos. Maior parte dos criadouros estão presentes nos quintais das residências”, informa Pardini.

Em caso de orientações, denúncias e demais informações, a população deve contatar o Controle de Endemias, através dos telefones 3902-1079 ou 153 – Guarda Ambiental.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Pousada por do Sol- Clique

Encontro de Colecionadores

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: