Câmara Municipal de Arapongas sedia, na próxima quinta-feira (27), o 5º Fórum de Acessibilidade de 2019, promovido em todo o Estado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O evento começa às 14 horas com encerramento às 18 horas e contará com palestras e uma mesa redonda para discutir o tema, com a participação de representantes do Paraná Cidade e da Prefeitura de Arapongas.
Segundo o integrante da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, o Engenheiro Eletricista Ricardo Toyama, os fiscais trabalham na vistoria de órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, calçadas e outras estruturas com o objetivo de verificar se as leis e normas de acessibilidade são atendidas. “Se o fiscal verifica alguma inconsistência, encaminha o caso para a Comissão de Acessibilidade que pode adotar os devidos
procedimentos”, acrescentou.
Toyama avalia que a conscientização da necessidade de instalações mais acessíveis aumentou na Regional Apucarana nos últimos anos e os locais que ainda não estão adequados são orientados a implementar as melhorias com equipamentos que garantam a acessibilidade. “A Comissão existe para orientar e mostrar o que deve ser atendidopor meio das normas técnicas. Mas o Crea-PR não tem o poder de embargar uma obra.
Isso é função do Ministério Público com quem o Conselho trabalha em parceria”, esclareceu.
De acordo com o Engenheiro, a ausência de pisos táteis, corrimãos e rampas de acesso fora do padrão são os principais problemas encontrados pelos fiscais. “Além da Engenharia Civil, estruturas mecânicas, como plataformas, e dispositivos eletrônicos também possuem o papel de tornar serviços e locais mais acessíveis”, comentou Toyama.
O Fórum de Acessibilidade também contará com a participação da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas (Asenarag). De acordo com o presidente da entidade, o Arquiteto Wagner Soares Berta, o evento vai discutir a acessibilidade de maneira ampla, além da questão da deficiência física, o que inclui a acessibilidade de idosos e pessoas com outras dificuldades.“Acessibilidade é transformar os espaços para que eles sejam acessíveis às diferentes necessidades. Cada pessoa pode ter uma necessidade específica e isso deve ser contemplado pelos profissionais envolvidos em todas as fases de uma obra”, ressaltou.
Ele também destacou que o evento é público e convidou a população e profissionais de diferentes áreas. “Os participantes podem tirar dúvidas sobre o assunto e também sugerir ideias que podem ser implementadas futuramente.”
Manual
Em fevereiro deste ano, durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, foi lançado o Manual Prático de Acessibilidade do Confea.
O Manual, que tem como objetivo auxiliar os profissionais em seus projetos, pode ser baixado no site do Confea pelo link http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=1070.
O Crea-PR também tem disponível em seu site o Guia Prático para Projeto de Adaptações e Novas Normas e o Caderno Técnico de Acessibilidade, fruto da Agenda Parlamentar do Conselho. Ambos podem ser acessados nos links, respectivamente:
O Crea-PR, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela
regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas das
engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o CreaPR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.