A revitalização de um dos espaços culturais mais tradicionais do município, o Auditório Oduvaldo Vianna Filho, o “Vianinha”, será entregue nesta terça-feira (25). A solenidade está marcada para as 19h30, com a presença do prefeito Sérgio Onofre, do secretário de Cultura, Lazer e Eventos, Geison Cortez, além de outras lideranças do município e convidados. “A revitalização incluiu a retirada do carpete, pintura do piso, troca da iluminação de serviço, higienização das paredes, retirada de infiltrações, reparo de sanitários e sinalização de segurança, conforme solicitado pelo Corpo de Bombeiros, além de nova comunicação visual”, explica Cortez.
Segundo ele, as melhorias também passam por uma revitalização da praça, tudo com o objetivo de devolver à população um espaço melhor adequado para os eventos culturais. Os recursos para a execução das melhorias são da própria Secretaria. O Auditório foi inaugurado em 1976 e o nome é uma homenagem a Oduvaldo Vianna Filho, que havia falecido dois anos antes, aos 38 anos, vítima de câncer, depois de constituir sólida carreira como ator e diretor de teatro e televisão.
I FETAC
Logo após a entrega da revitalização do Vianinha, será aberto, no mesmo local, o I Festival de Artes Cênicas de Arapongas (FETAC). O evento seguirá até o dia 07 de julho. “São 13 dias de muita arte e cultura, tudo gratuitamente para a população de Arapongas e região”, acrescenta Geison Cortez.
No espetáculo de abertura, a comédia “A que foi dada por morta”. Os alunos do segundo ano juvenil adulto noturno (curso de teatro) pesquisaram ao longo do semestre o gênero cômico através dos estudos da comédia “Dell’Arte”. A conclusão dos primeiros trabalhos resultou numa cena com o nome “A que foi dada por morte”, que conta a história de dois casais e, entre eles, uma confusão: a morte. A direção é de Pedro Ziroldo, sendo o texto uma criação coletiva.
tn online