Doze pessoas morreram em acidentes de trânsito no ano passado, em Arapongas. O balanço divulgado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) em conjunto com a Polícia Militar (PM) também aponta que 997 acidentes foram registrados no período.
No comparativo com o ano retrasado – que registrou 1.010 acidentes e 10 mortes – houve queda de 1,28% na quantidade de acidentes e 20% de aumento no número óbitos.
Conforme o secretário de Segurança, Paulo Sérgio Argati, o município manteve a média de ocorrências de trânsito dos últimos dois anos, mesmo com o aumento na frota de veículos na cidade: em 2017 eram 80.081, subindo em 2018 para 82.445.
“Tivemos o aumento de 2.364 nos veículos que circulam pela cidade, ainda assim obtivemos aumento no número de acidentes, com duas mortes a mais do que no ano retrasado. Contudo, precisamos reduzir esses índices e para isso vamos, entre outras coisas, reforçar ainda mais os trabalhos já desenvolvidos através das campanhas de educação de trânsito”, explicou o secretário.
Entre as medidas constam o Plano Municipal de Segurança Pública, que planeja e executa ações conjuntas entre as Forças de Segurança: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança. Outro foco importante é a atuação na Escolinha de Trânsito com alunos da rede municipal, projeto ” trânsito mais seguro”, entre outras atividades.
“Nosso plano municipal de segurança tem nos dado resultados importantes, tanto no trânsito quanto no combate à criminalidade. No próximo mês lançaremos o plano de 2019, além das atividades de orientação pelas ruas que contarão com a apoio do Detran-PR, através do diretor-geral, Coronel César Kogut, na distribuição de materiais educativos”, reforçou o secretário.