Chuvas torrenciais que atingiram Apucarana em diversos horários entre a última sexta-feira (23) e o domingo (25), surpreenderam moradores de diversos bairros, causando danos em algumas moradias. No período, quatro ocorrências foram atendidas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Apesar dos transtornos causados pelas enxurradas, como queda de muros e paredes de residências, nenhum morador ficou ferido ou desalojado. Somente no domingo, o volume registrado foi de 62 milímetros, o equivalente a uma semana de chuva, segundo o Climatempo. “Em todas as ocorrências realizamos o atendimento necessário dos moradores, acionando a assistência social, bem como o setor de obras e serviços públicos da prefeitura para as devidas providências”, explicou Alessandro Pereira Carletti, diretor de Operações da Defesa Civil em Apucarana e comandante da Guarda Municipal.
Segundo ele, os atendimentos são todos registrados no FIDE – Formulário de Informações do Desastre, junto à Coordenadora Estadual de Defesa Civil, que também passa a monitorar as situações. “O relatório chega ainda ao setor de Engenharia da prefeitura, que realiza a vistoria técnica nos locais atingidos”, diz Carletti.
O prefeito Beto Preto lamentou os danos causados e reforçou o empenho da prefeitura. “Nossas equipes das secretarias de Obras e Serviços Públicos estão nas ruas e bairros trabalhando para limpar e recuperar o asfalto, bueiros obstruídos e outros reparos necessários”, anunciou.