Aposte na cor para uma casa de atitude
Ao mesmo tempo versátil e sofisticada, Marsala foi eleita a cor de 2015 pela empresa norte-americana Pantone, que dita as referências de tonalidades da indústria gráfica no mundo. Com uma base marrom-avermelhada muito parecida com vinho,ela emana um ar de sofisticação natural, mas deve ser adotada com critério na hora de decorar ambientes. Por isso, preparei algumas dicas para ajudar a quem deseja usá-la de maneira adequada em sua casa.
Originalmente, Marsala é um vinho que recebeu este nome em homenagem à cidade italiana onde é produzido. Apesar de estar em alta, sua adoção requer algumas moderações baseadas em suas principais características. Por exemplo: enquanto, por um lado, a cor transmite sofisticação e elegância sem deixar o ambiente antiquado, por outro, como se trata de uma tonalidade forte, pode tornar o ambiente carregado se for usada em excesso.
No entanto, sua presença marcante permite que salpicado com propriedades em móveis e acessórios, ele captura olhares e equilibra as formas. Sua tonalidade também é valorizada perto de peças de metal.
Como deriva do Vermelho (cor da pimenta ardida, do saboroso tomate), emanando calor e tempero, Marsala pode ser usada com sucesso em ambientes ligados à alimentação, como cozinhas e salas de jantar. Mas nada impede de aplicá-la também na sala de estar e, assim, aproveitar a sensação de aconchego dela proveniente. Azuis claros e amarelo mostarda, além de fendi (entre cinza e beje) e marrons são cores que combinam com Marsala. Outras associações interessantes são o cinza médio e o laranja.
A Pantone Color Institute escolhe a cor que mais expressa o sentimento e os anseios das pessoas em cada ano. Marsala também está associada à confiança e à estabilidade. Trata-se de uma cor atraente, e que traduz facilmente a moda, beleza, design industrial, artigos de decoração e interiores.
Unindo critério e criatividade, é possível realizar trabalhos maravilhosos com esta cor tão sofisticada.