Uma pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba) com 114 executivos do Paraná revela que o empresariado do Estado está otimista em relação a 2018. Segundo 75% dos entrevistados, o cenário econômico tende a melhorar. Para 21% dos respondentes, a perspectiva é de que não haja mudança em relação a 2017. Apenas 4% acreditam numa piora da economia.
Perguntados sobre os planos de investimento das empresas para 2018, 62% dos executivos afirmaram que suas empresas devem aumentar os níveis de investimento no próximo ano, enquanto 6% devem reduzi-los. Outros 32% acreditam que suas empresas devem manter o mesmo valor dos recursos investidos em 2017.
As informações divulgadas pelos órgãos oficiais apoiam as perspectivas dos empresários. A recuperação da economia paranaense tem sido mais rápida que a do restante do país. O Produto interno Bruto (PIB) do Estado deve fechar 2017 com crescimento de 2%, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A projeção é superior ao crescimento de 0,89% no PIB nacional previsto por analistas consultados pelo Banco Central.
Reportar erros