A Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e Emater realizaram esta semana uma reunião com agricultores da Comunidade do Dourados. A Reunião teve como objetivo recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas. O Estado do Paraná foi dividido em microbacias, segundo a metodologia da Otocodificação e tendo como base a Hidrografia Paranaense. A microbacia pode ser definida como sendo uma área geográfica drenada por um curso de água e limitada pelos divisores topográficos.
Em Jandaia do Sul, após reunião junto ao Ministério Público Estadual, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, decidiu pela execução dos trabalhos na Microbacia do Dourados, que tem como característica ser banhada pelo Rio Dourados, sendo este um dos afluentes do Rio Pirapó, fazendo assim parte da bacia do Piraponema, que apresenta fundamental importância no abastecimento de água para consumo humano para vários municípios, entre eles Maringá.
Posteriormente, em reunião com moradores e possíveis beneficiários da comunidade, onde foi apresentado o Programa, onde ficou definido que os recursos, na ordem de R$210.000,00 (Duzentos e Dez mil reais ) que será viabilizado na modalidade de fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de pagamento por parte dos beneficiários, serão destinados a melhorias de saneamento básico, proteção de nascente, com rede de distribuição de água, terraceamento e melhorias de carreadores.
Vale lembrar que o público beneficiário são agricultores familiares, onde será beneficiado aproximadamente trinta famílias na comunidade.
A EMATER/SEAB, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul, realizará os levantamentos de campo, Georreferenciamento e por fim a elaboração do projeto, viabilizando assim a aplicação dos recursos na comunidade.