Umas das consequências da violência que assola o nosso país, tem-se refletido no aumento de pessoas que procuram a emissão de licenças de porte de armas de fogo junto ao Exército Brasileiro.
A licença emitida pelo Exército Brasileiro é chamada de CAC (caçadores, atiradores e colecionadores registrados),sendo que sua emissão subiu 395% entre os anos de 2005 e 2017.
A obtenção da Certidão de Registo de CAC, não é fácil, nem barata. Assim, não basta somente ser um cidadão de bem, também tem que se vencer toda a burocracia estatal, apresentando todos os documentos, laudos e as certidões solicitadas, realizar os cursos necessários, comprar um cofre e passar por uma vistoria em sua residência, bem como estar vinculado a um clube de tiro. Em média, demora-se 18 meses para finalizar o processo.
Ao CAC é permitido: a emissão de Guia de Tráfego Especial (GTE) para todas as armas; Aquisição de armas e munições direto na indústria; Renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo; Possuir até mais 16 armas registradas; Participar de competições ou treinamentos nos estandes de tiro autorizados; Prática de recarga de munição; e a obtenção do Certificado Internacional de Importação para, aquisição de armas no exterior.
A finalidade da obtenção desta licença de porte de arma é trazer segurança ao cidadão de bem e sua família, fortalecer as agremiações de tiro e popularizar a modalidade de tiro desportivo.
Por isso, fique atento!
Silvonei Sergio Zaghini