Dois jovens de 17 e 19 anos foram presos por volta das 4 horas da madrugada deste sábado (15) após serem flagrados pichando fachadas de estabelecimentos comerciais e muros de casas, em Apucarana.
Os rapazes foram abordados por uma equipe na Rua Gonçalves Dias, após denúncias. Ambos estavam de bicicleta e estavam com resíduos de tinta.
De acordo com a Polícia Militar (PM), a dupla pichou, o muro do Sesc, fachadas das Lojas Pernambucanas, Coldmax Refrigeração, Lojas Ajita, Farmácia Drogaria Premium, Suíça Prata e Folheados e o muros de casas na Rua Demétrio Santos Moreira, e na Rua Clotário Portugal.
A polícia conseguiu imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos e de uma das casas e constatou que os dois foram os responsáveis. Os dois foram encaminhados à delegacia.
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.