Uma mulher de 20 anos foi levada às pressas ao hospital e quase morreu após usar o tipo errado de absorvente interno.
Katie Knight, de Inverness, Escócia, esteve doente por 48 horas e passou quatro dias na Unidade de Terapia Intensiva do hospital, onde ficou à beira da morte.
Após usar um absorvente interno com poder superabsorvente, Katie teve Síndrome do Choque Tóxico – um tipo de infecção potencialmente fatal que muitas vezes é associada ao uso deste produto.
“Eu realmente pensei que ia morrer,” disse Katie ao Metro.
No quarto dia de sua menstruação, a jovem usou um absorvente interno com um nível de absorção incompatível com seu fluxo menstrual, já que estava planejando um dia intenso de trabalho.
Ela explicou: “Eu estava na biblioteca tentando terminar um trabalho, então estava muito estressada, quando comecei a me sentir mal”.
“Desci até a cafeteria para comprar um café e um pedaço de bolo porque pensei que o mal-estar poderia ter a ver com a minha menstruação, embora eu já estivesse no quarto dia”.
“Depois lavei meu rosto com água fria e tentei voltar ao trabalho, pois a tarefa deveria ser entregue no dia seguinte e eu precisava terminá-la. Acabei precisando chamar um táxi para ir para casa porque não conseguia andar”.
Nas 24 horas seguintes Katie começou a ficar muito enjoada e desmaiava a cada 25 minutos.
“Quando eu estava passando mal, a última coisa que eu pensava era na minha menstruação – e como eu não tinha ideia de que estava tendo uma síndrome do choque tóxico, não tirei o absorvente,” acrescentou.
No dia seguinte as coisas pioraram ainda mais.
A amiga de Katie, que mora com ela, começou a ficar cada vez mais preocupada, principalmente quando ela passou a falar coisas sem sentido.
Katie explicou: “Minha amiga, que está estudando para ser médica, entrou no meu quarto porque não me via há dois dias”.
“Aparentemente eu estava falando coisas sem sentido algum. Ela perguntou o que estava errado e eu disse ‘minhas atividades estão inchadas’”.
“Ela mediu a minha temperatura e ligou para o serviço de emergência, e eles pediram que eu fosse ao pronto-socorro imediatamente”.
A essa altura, Katie não conseguia andar ou falar, e foi levada diretamente à Unidade de Terapia Intensiva.
O absorvente interno havia ficado em seu corpo por 48 horas, algo que Katie acredita ter intensificado o problema.
“Eu me perdi completamente e minha menstruação foi a última coisa a passar pela minha cabeça”.
Depois de passar uma semana no hospital, sendo quatro dias na UTI, Katie soube que quase morreu.
Os médicos explicaram que haviam encontrado um absorvente interno em seu sistema, o que os levou ao diagnóstico de Síndrome do Choque Tóxico.
Embora as versões superabsorventes, como a que Katie usou, sejam comumente associadas à essa síndrome, todos os tipos de absorventes internos podem causar esta infecção.
Como resultado, Katie conta que agora usa apenas absorventes externos