Período de inscrições dos candidatos se estende de 2 a 16 de janeiro, com provas em 5 de fevereiro
Pelo segundo ano consecutivo, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana está realizando seleção pública para Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha; e Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. Os editais foram publicados e o período de inscrição dos candidatos se estende de 2 a 16 de janeiro, com as provas programadas para 5 de fevereiro.
O presidente em exercício da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, salienta que “os selecionados receberão acompanhamento de profissionais das respectivas áreas e atuarão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na Autarquia Municipal de Saúde, Cisvir, Centro Infantil, Casa da Gestante, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil”.
A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), enfermeira Francieli Nogueira Smanioto, relata que este é o segundo ano consecutivo que a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana oferece Residência Médica e Multiprofissional a profissionais em diversas áreas de atuação. Ela destaca que a primeira turma está concluindo o primeiro ano da Residência, “com resultados expressivos no campo do conhecimento e na capacitação profissional, pois estão atuando junto a população atendida pela AMS”.
Conforme os editais disponíveis para consulta no portal da Prefeitura de Apucarana (http://apucarana.pr.gov.br/residencias/editais.php), o curso de Residência Médica tem características de pós-graduação, Lato sensu, sob forma de treinamento em serviço, destinado a brasileiros formados ou formandos em curso de Graduação em Medicina, e profissionais com diploma estrangeiro revalidado no Brasil.
Quanto ao Curso de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, este é destinado a educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos, sendo três vagas para cada categoria profissional. A Residência Multiprofissional em Saúde Mental é destinada a enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, com duas vagas para cada categoria profissional. Já o Curso de Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha, é destinado a enfermeiros, com três vagas.