A visita de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos e privados, conveniados ao Sistema Único de Saúde está autorizada no Paraná. A lei que permite a iniciativa foi promulgada nesta quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em um evento que teve a participação de animais que já participam de atividades terapêuticas.
O envolvimento de animais de estimação nos tratamentos terapêuticos é defendido por trazer diversos benefícios aos pacientes. Além disso, é considerada uma prática humanizada destacada inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cada estabelecimento fica responsável por criar normas para as visitas dos animais aos pacientes. Os cachorros, por exemplo, deverão usar coleiras e, se necessário, enforcador ou focinheira. Também será preciso vacinação atualizada e higienização do animal.