“15 a 20% dos tumores não são detectados por exame de sangue”, diz urologista
Novembro é mês de conscientização sobre o câncer de próstata e, para falar sobre o assunto, o SEMPRE FELIZ recebeu o urologista José Eduardo Távora e o nutrólogo Adriano Faustino.
Távora destacou que a recomendação, atualmente, é de que todos os homens com a partir de 50 anos devem fazer o exame de próstata. Porém, quem tem registro de câncer na família deve começar o controle aos 40. Ele também afirmou que só o exame de sangue não é o suficiente. “Em torno de 15 a 20% dos tumores não são detectados por exame de sangue e você consegue melhorar muito a apuração do diagnóstico fazendo o toque retal”, disse.
O urologista ressaltou que a descoberta do câncer de próstata em fase inicial é muito importante para o sucesso do tratamento. “Se diagnosticado dentro da glândula, esse paciente tem mais de 95% de chance de curar só com o tratamento cirúrgico”, afirmou.
O nutrólogo Adriano Faustino destacou a influência da alimentação no surgimento de cânceres. “Cada vez mais, a gente tem observado, com evidências cada vez mais robustas, que uma alimentação saudável é extremamente efetiva para evitar várias doenças”, disse. “Não só a alimentação, mas também o estilo de vida”.
Faustino indicou alimentos como o tomate, o alho, o alho-poró, a cebola e vegetais em geral, que contêm propriedades antioxidantes, para uma dieta saudável. “Tem alguns artigos publicados mostrando os benefícios desses alimentos em relação ao câncer e muitos deles fazendo associação inclusive com o câncer de próstata”, afirmou. Por outro lado, o nutrólogo criticou o consumo de refrigerantes em geral – incluindo os lights – e margarina.
Assista à entrevista: