Evento deve reunir mais de seiscentas aves.
Acontece no dia 23 de outubro (domingo) a etapa regional do Campeonato Nacional de Pássaros 2016, no Expoara – Centro de Eventos. O evento, organizado pela Associação Araponguense de Criadores de Pássaros (AACP) e Associação Londrinense Metropolitana de Criadores de Pássaros (ALMCP), filiadas à Federação dos Criadores de Pássaros do Estado do Paraná (FECRIPAR), começa às 8 horas e segue até às 11h30.
Serão mais de seiscentas aves entre bicudos, canários da terra e azulão, coleiros e trinca ferros competindo em duas categorias diferentes, fibra e canto. Augusto Carraro, da AACP, conta que as regras do campeonato são simples: “São feitos dois julgamentos, um classificatório e o final”, diz.
Na categoria fibra, o pássaro é treinado para utilizar seu canto para defender o território. Durante 15 minutos, avalia-se qual pássaro consegue cantar mais sem parar, mostrando que é capaz de cantar por horas sem partir para a luta. Ele explica que as gaiolas são posicionadas com distância de 20 cm umas das outras, formando um círculo, o que estimula as aves a cantarem.
Já na categoria canto, não é o tempo que importa, e sim se o pássaro cantou corretamente. Essa categoria pode ter divisões na avaliação de acordo com cada espécie. Os bicudos, por exemplo, podem ser avaliados em alta mogiana, goiano, flauta e ‘peito de aço’. “É colocada uma gaiola de cada vez por um tempo determinado para que os juízes julguem a límpide do canto”, diz Augusto.
O campeonato segue as normas do Instituto Ambiental do Paraná e conta com veterinário no local de prova para garantir o bem-estar dos animais, que são tratados como atletas. A entrada é gratuita com estacionamento pago e os vencedores serão premiados com troféus.