Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Pedro Paulo Bazana

Bazana visita Fiocruz Paraná e defende ampliação de apoio à pesquisa em doenças raras

Publicado em: 3 de dezembro de 2025
Compartilhar
Deputado Bazana e equipe Fiocruz Paraná.
Compartilhar

Bazana visita Fiocruz Paraná e discute apoio a pesquisas em doenças raras; instituição reforça necessidade de investimentos para ampliar diagnósticos no SUS.

O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) esteve, na manhã desta terça-feira, 02 de dezembro, na Fiocruz Paraná para conhecer de perto os projetos e pesquisas em doenças raras, genética e saúde pública de precisão. A reunião destacou a urgência de ampliar investimentos para que os estudos avancem e beneficiem um número maior de pacientes do SUS.

Genômica clínica para acelerar diagnósticos no SUS

- Patrocinado -
Ad image

A Fiocruz Paraná reúne hoje 400 funcionários, 100 alunos de pós-graduação e 65 pesquisadores, com atuação em diversas frentes de ciência, inovação e saúde pública. O coordenador Fábio Passetti apresentou o panorama técnico e científico da instituição, com ênfase nas linhas que utilizam ferramentas avançadas de genômica clínica para diagnosticar doenças genéticas em pacientes do SUS.

Segundo Passetti, a instituição conduz estudos com crianças internadas em UTIs Neonatais de oito hospitais do Paraná — um grupo especialmente vulnerável, em que a identificação precisa de síndromes genéticas pode mudar a conduta médica. Esse trabalho envolve coleta de material biológico, sequenciamento genético e análises computacionais complexas, com rigor científico e foco em apoiar decisões clínicas.

“Nosso objetivo é transformar um laboratório de excelência em pesquisa em um centro capaz de prestar serviços de genômica clínica para o SUS. Trabalhamos para identificar doenças raras e síndromes genéticas com precisão, oferecendo informações que podem mudar a conduta médica e salvar vidas, especialmente de crianças internadas em UTIs Neonatais”, afirmou Passetti.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

Autismo, mapeamento genético e prevalência de doenças raras

- Patrocinado -

O coordenador detalhou ainda iniciativas sobre autismo, projetos voltados ao mapeamento genético e a ampliação de investigações para compreender a prevalência de doenças raras no Paraná. Ele reforçou que parte desses avanços depende de novos aportes de recursos e pediu apoio do deputado para levar as demandas à bancada federal do Paraná.

A equipe da Fiocruz destacou as parcerias já firmadas com o Governo do Estado, especialmente na área de diagnósticos laboratoriais que auxiliam profissionais no tratamento de casos complexos. De acordo com a instituição, essas iniciativas impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes e o planejamento de políticas públicas em saúde.

Integração com APAEs e escolas especializadas

Comprometido com a defesa das pessoas com deficiência e com o avanço das políticas públicas para doenças raras, Bazana apresentou sugestões para fortalecer o diálogo entre a ciência e instituições especializadas. “É importante que a Fiocruz aprofunde os estudos voltados à genética das pessoas autistas e que busque uma parceria direta com as APAEs e as escolas especializadas. Essas instituições acumulam um conhecimento enorme sobre síndromes e condições raras, e integrar esse banco de dados às pesquisas pode gerar diagnósticos mais precisos e beneficiar milhares de famílias no Paraná”, sugeriu o deputado.

Durante o encontro, o parlamentar ressaltou a importância de conectar os avanços científicos da Fiocruz Paraná ao trabalho cotidiano das APAEs e entidades coirmãs, que atendem pessoas com síndromes genéticas, atrasos no desenvolvimento e transtornos do neurodesenvolvimento. Ele se colocou à disposição para fortalecer a articulação política em busca de mais investimentos.

“A Fiocruz Paraná realiza um trabalho extraordinário, que salva vidas e melhora o atendimento em todo o Estado. Vamos apoiar essa agenda e trabalhar para que as pesquisas continuem avançando, sempre com foco no fortalecimento do SUS e no atendimento especializado”, afirmou Bazana.

Quem participou

Além de Bazana, participaram da reunião o vice-presidente da Feapaes, Werther Fontes; a vice-diretora de Gestão, Lívia Linhares; a vice-diretora de Comunicação, Letusa Albrecht; a vice-diretora de Pesquisa, Tatiane Brasil; o diretor da Fiocruz Paraná, Fabiano Figueiredo; a assessora parlamentar Kelly Schiavinato; e o coordenador Fábio Passetti.

Legenda: Deputado Bazana e equipe Fiocruz Paraná.

Fonte: Redação

Lar Santo Antônio Pão dos Pobres recebe R$ 47 mil por meio de emenda do deputado Bazana
Deputado Bazana viabiliza R$ 900 mil para reforma de UBSs em Arapongas
Deputado Bazana entrega Menção Honrosa a PMs que salvaram bebê em Arapongas
Reformas em UBSs de Arapongas já estão em andamento com recursos do deputado Bazana
Deputado Bazana homenageia instituições e personalidades em sessão da Assembleia Itinerante em Bandeirantes
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Apucarana

Motociclista de 50 anos morre após colisão com Amarok na BR-369

sergio
sergio
15 de janeiro de 2026
Prefeitura inaugura piscina semiolímpica no Jardim Interlagos nesta sexta-feira
Motociclista foge da ROCAM, é abordado e moto é recolhida em Apucarana
Mulher é presa por desacato após confronto com policiais em Apucarana
Funcionário confessa furto de baterias e é preso após abordagem na BR-369

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?