Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

FPA propõe pacote para reforçar segurança e enfrentar facções no meio rural

Publicado em: 6 de novembro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defendeu, nesta terça-feira (4), um pacote de medidas para reforçar a segurança no meio rural, proteger a produção e enfrentar o avanço do crime organizado no campo. Em reunião-almoço, a bancada debateu o Pacote de Segurança no Campo com a presença do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.

Segundo o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), as propostas em tramitação no Congresso respondem ao aumento das invasões e da criminalidade no interior, estruturadas em três pilares: prevenção, controle e punição. “A segurança no campo é prioridade para nós e condição para a estabilidade da economia no agro. O meio rural se tornou estratégico para as facções, infelizmente.”

O pacote reúne projetos que ampliam a atuação das forças de segurança, fortalecem o direito de propriedade e endurecem as punições contra invasores e criminosos rurais. Entre os destaques estão o PL 464/2023 (delegacias especializadas em crimes rurais), o PL 467/2025 (Programa Nacional de Segurança no Campo) e o PL 709/2023 (impede acesso a benefícios públicos por condenados por invasão de propriedades).

O deputado Alberto Fraga (PL-DF) destacou a articulação com a Frente Parlamentar da Segurança Pública para acelerar a votação: “A FPA sempre caminha junto com a Frente da Segurança Pública. Nós temos que aproveitar o momento e levar os projetos à votação. São propostas importantes que vão proteger o agro e o país”. Para Lupion, “não há dúvida de que, depois de tudo o que aconteceu no Rio nos últimos dias, a pauta de segurança pública é essencial para o país”.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

Ação integrada

Durante o encontro, o secretário Guilherme Derrite apresentou medidas adotadas em São Paulo com foco em integração entre segurança pública, tecnologia e inteligência. Entre elas, a criação dos Grupos de Investigação em Áreas Rurais (GIAREs) em todas as seccionais, com policiais civis especializados no combate a furtos de gado, maquinário e insumos. “Desde a criação do primeiro grupo, em Itatinga, observamos uma queda de 12,5% nos furtos de tratores e, mais importante, 100% de resolução dos casos em 2025.”

Ele também ressaltou a conexão do programa Rotas Rurais, da Secretaria de Agricultura, com a Muralha Paulista, da Polícia Militar — rede de câmeras e sistemas de leitura de placas e reconhecimento facial presente em mais de 600 municípios — para agilizar o atendimento a ocorrências no campo. Sobre o “Carnaval Vermelho”, em fevereiro de 2023, quando 19 propriedades foram invadidas em um mês, Derrite relatou: “A orientação do governador Tarcísio de Freitas foi clara: agir dentro da lei, com rigor e agilidade. Investigamos e comprovamos práticas criminosas da Frente Nacional de Lutas (FNL), que extorquia produtores para permitir a colheita. Esse trabalho resultou na prisão e condenação do líder Zé Rainha, confirmada em segunda instância”. Segundo ele, São Paulo zerou o número de invasões em 2024, com apenas duas tentativas contidas em menos de uma hora.

No enfrentamento financeiro, o secretário citou a Operação Safra Segura, hoje política pública permanente, o papel dos BAEPs em resposta rápida e a Operação Carbono Oculto, do Gaeco-SP, que desmantelou um esquema de lavagem de R$ 23 bilhões, com movimentações superiores a R$ 140 bilhões ligadas ao PCC por meio do setor de combustíveis. “Nosso papel é impedir que o dinheiro do crime circule travestido de atividade lícita”.

O que disseram os integrantes da FPA

“Eu recebi reclamações de produtores do Mato Grosso, dizendo que estão sendo visitados por organizações criminosas, cobrando taxas e proferindo ameaças”, relatou o deputado José Medeiros (PL-MT).

“A gente precisa vencer essa guerra contra o crime e ter segurança no meio rural. Tem que ter investimento e não apenas projetos. Precisamos nos dedicar ao financiamento da segurança pública para que haja sucesso”, afirmou o deputado Domingos Sávio (PL-MG).

“O que estamos vendo é uma tentativa de normalizar a ilegalidade. Há uma ação deliberada para transformar o descumprimento da lei em algo aceitável. Quando o Estado não age, é por omissão proposital. Depois do episódio no Rio e das declarações do presidente, ficou claro quem está do lado do crime — até pelo silêncio. O discurso mais eloquente de Lula é o silêncio protetor do traficante”, declarou o deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

“Precisamos garantir invasão zero e paz no campo. A insegurança jurídica cresce com novas demarcações de terras que ameaçam produtores e o turismo no Nordeste. É urgente impedir delimitações sem critério e transformar moradores rurais em produtores, com títulos de terra e segurança para produzir”, afirmou o deputado General Girão (PL-RN).

“A violência no campo está ligada à falência da segurança pública. O Estatuto do Desarmamento desarmou o cidadão de bem e deixou a população vulnerável. A criminalidade cresceu, e agora colhemos os efeitos de uma política que enfraqueceu quem cumpre a lei e fortaleceu o crime”, completou o deputado Cabo Gilberto (PL-PB).

Principais projetos do Pacote de Segurança no Campo

PL 2772/2023 – Sen. Jaime Bagattoli (PL/RO): Aguarda parecer do relator, senador Beto Faro, na CRA. Cria as Polícias Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeatos (DCRAs).

PL 8262/2017 – Dep. André Amaral (PROS/PB): Pronto para pauta do Plenário, em urgência. Autoriza auxílio policial para retirada imediata de invasores mediante comprovação da propriedade.

PL 10010/2018 – Dep. Nilson Leitão (PSDB/MT): Apensado ao PL 8262/2017. Regula decisões judiciais em ações possessórias e cria o crime de invasão coletiva.

PL 4432/2023 – Dep. Rodolfo Nogueira (PL/MS): Aguardando análise de recurso. Cria o Cadastro de Invasores de Propriedades.

PL 2009/2023 – Sen. Jaime Bagattoli (PL/RO): Apensado ao SF PL 4/2025 (CTCIVIL). Autoriza restaurar a posse direta e reconhece legítima defesa na proteção da propriedade.

PL 6717/2016 – Dep. Afonso Hamm (PP/RS): Na pauta da CCJC, com parecer pela aprovação da deputada Coronel Fernanda. Autoriza porte de armas dentro de propriedades rurais.

PLP 125/2022 – Sen. Rodrigo Pacheco (PSD/MG): Pronto para pauta do Plenário, em urgência. Cria instrumentos de controle contra fraudes fiscais estruturadas e combate o financiamento do crime organizado.

PL 149/2003 – Dep. Alberto Fraga (PL/DF): Aguarda parecer do relator, deputado Arthur Maia, na CCJC. Tipifica como terrorismo ações motivadas politicamente contra propriedade e produção.

PL 1289/2023 – Dep. Delegado Caveira (PL/PA): Apensado ao PL 149/2003. Tipifica invasão de propriedades como ato de terrorismo e veda benefícios sociais e cargos públicos a invasores.

PL 2250/2021 – Sen. Marcos Rogério (DEM/RO): Aguarda parecer da relatora, senadora Teresa Leitão, na CDD. Tipifica como terrorismo a invasão de terras com finalidade de causar terror social.

PL 1276/2023 – Dep. Daniela Reinehr (PL/SC): Apensado ao PL 8262/2017. Aumenta penas para esbulho possessório e usurpação de águas em áreas rurais.

Fonte: AgênciaFPA

Casa Fácil Paraná se torna modelo para políticas habitacionais na região Sul
STF homologa acordo histórico entre Paraná e Santa Catarina
Número de cidades que ofertam tratamento contra tabagismo cresce 34% no Paraná
Sérgio Souza presidente do MDB
Pedro Lupion reforça luta contra a praga do javali no Brasil
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Maringá

Programação do Canal 10 volta em rede com Delegado Jacovós

sergio
sergio
28 de outubro de 2025
Alunos do Futuro Integral celebram Dia das Crianças no Sesc em Arapongas
Arapongas se destaca no Giro Esportivo com pódios e campanhas
Jandaia do Sul realiza abertura da 6ª Exposição Riquezas do Vale AMUVI durante Festival Nós da Cultura
Prefeitura e Ciretran fazem alerta sobre venda de ciclomotores elétricos

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

🗞️ Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo 👇

💬 Entrar no grupo do WhatsApp Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?