Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » CREDN realizará visita técnica à Guaíra para discutir segurança na fronteira
Paraná

CREDN realizará visita técnica à Guaíra para discutir segurança na fronteira

Publicado em: 28 de agosto de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou requerimento do deputado Filipe Barros (PL/PR), presidente do Colegiado, para que seja realizada visita técnica e reuniões de trabalho com o objetivo de debater o Projeto de Lei n° 4.740/2024 e seus impactos na segurança das regiões de fronteira.

Barros está preocupado com os recentes episódios de tensão fundiária registrados em propriedades rurais do município de Guaíra (PR), localizado na região Oeste do Estado, na fronteira com o Paraguai. “Trata-se de uma situação que ultrapassa o mero conflito possessório ou agrário, atingindo dimensões relacionadas à soberania nacional, à segurança pública nas áreas de fronteira e ao ordenamento jurídico migratório e indígena do Brasil”, explicou Barros.

Segundo ele, “diversas propriedades rurais foram invadidas por indivíduos que se autodeclaram indígenas de origem paraguaia, os quais, de forma coordenada, estabeleceram acampamentos em áreas produtivas do município de Guaíra. Há indícios de que esses indivíduos estariam sendo reconhecidos como indígenas brasileiros por meio de declarações e documentos expedidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), explicou o deputado.

Homenagens

Também por iniciativa do deputado Filipe Barros, nesta quarta-feira, 27, a CREDN aprovou Moção de Louvor ao Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, em reconhecimento à sua relevante contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico e estratégico do Brasil na área nuclear.

Engenheiro naval e nuclear, com formação pela Escola Naval e mestrado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva foi o principal responsável pela condução e liderança do Programa Nuclear Paralelo da Marinha, entre 1979 e 1994, período em que o Brasil alcançou, com tecnologia própria, o domínio do processo de ultracentrifugação para enriquecimento de urânio.

A CREDN aprovou, ainda, Moção de Louvor ao capitão de Mar e Guerra Carlos Antônio Raposo de Vasconcellos, “pelos relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa. A iniciativa é do deputado Rodrigo Valadares (UNIÃO/SE).

Assessoria de Imprensa – CREDN

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp
Curi destaca papel do Sinduscon-PR em programas habitacionais e políticas públicas
Com apoio de cão de faro, PMPR encontra 2 toneladas de drogas e armas em bunker no interior do PR
UEL terá 1º parque tecnológico em uma universidade estadual do Paraná
Travessia para o futuro: Talento Tech impulsiona carreira de jovens da Ilha das Peças
ALEP realiza programação especial em alusão à semana da pessoa com deficiência
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Apucarana

Cadastro do Cuidador Paranaense está aberto em Apucarana

sergio
sergio
30 de abril de 2026
Deputado Bazana entrega UBS Bandeirantes e amplia recursos na Saúde de Arapongas
Faculdade HONPAR arrecada 45 bolsas de sangue em campanha solidária
Homem é preso após agressão em briga de casal em Arapongas
Mulher denuncia agressão e ameaças em caso de violência doméstica em Apucarana

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?