Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

Governador apresenta avanços econômicos do Paraná durante o Varejo Experience Brasil

Publicado em: 21 de agosto de 2025
Compartilhar
Compartilhar

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta quinta-feira (21) os avanços recentes da economia paranaense durante a Varejo Experience Brasil, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Em uma palestra dedicada a empresários, executivos e empreendedores, o governador destacou os resultados alcançados a partir da promoção de um ambiente de negócios favorável aos investimentos privados e focado na produção agroindustrial.

Entre os resultados alcançados estão o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que praticamente dobrou em sete anos, se tornando o quarto maior do Brasil, e o menor índice de desemprego da série histórica paranaense. “O Paraná vem liderando o crescimento econômico nacional, com os melhores índices nacionais de atividade econômica medidos pelo Banco Central. Isso tem resultado em mais emprego para a população, mais desenvolvimento regional e mais renda”, afirmou Ratinho Junior.

De acordo com o governador, os avanços foram alcançados a partir de uma política de planejamento de médio e longo prazo, baseada na consolidação das vocações locais, como a produção de alimentos com valor agregado para abastecimento do mercado internacional.

“Baseamos a nossa economia em políticas que fomentam a agregação de valor aos produtos, como transformar a soja e o milho em ração, transformar a ração em proteína animal e, a partir disso, fazer cortes e produtos valorizados pelo mercado global. É uma cadeia que emprega muito mais gente e gera mais renda do que simplesmente exportar uma commodity”, disse.

- Patrocinado -
Ad image

INVESTIMENTOS – Desde 2019, o Paraná conseguiu atrair cerca de R$ 330 bilhões em investimentos privados, como novas indústrias ou projetos de ampliação de plantas já instaladas no Paraná.

De acordo com o governador, sucesso na atração de investimentos resulta de condições estruturais favoráveis oferecidas pelo Estado, como matriz energética renovável, logística moderna e bem estruturada, mão de obra qualificada e ambiente de negócios simplificado para os investidores.

“O Paraná está no centro logístico da América do Sul, em uma região privilegiada que atende a cerca de 70% do PIB da região, com ligação direta ao Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, ao Paraguai e à Argentina. Nós olhamos para este potencial e investimos para tornar esta posição em uma vantagem competitiva que, somada à paz institucional que o Estado vive, tem atraído novos negócios”, disse o governador.

  • Veja Também – Com 1,9%, Paraná terá IPVA mais barato do Brasil; veja a tabela dos outros estados

A capacidade de investimento do Paraná em projetos estruturantes também foi um dos destaques apresentados. O Estado bateu recorde de investimentos liquidados no primeiro semestre de 2025, com mais de R$ 1,56 bilhão aplicados.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

Entre os principais aportes estão obras logísticas, como a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, e a pavimentação em concreto de rodovias, projetos de infraestrutura urbana, construção de escolas e hospitais.

- Patrocinado -

De acordo com Ratinho Junior, os avanços nestes investimentos impactam diretamente nos índices de desenvolvimento social do Estado. “Conseguimos, ao longo destes anos, saltar da sétima para a primeira posição no ranking do Ideb e diminuir os índices de criminalidade aos menores das últimas décadas”, disse o governador.

VAREJO EXPERIENCE – Em sua quarta edição, o Varejo Experience reúne 4 mil pessoas em Foz do Iguaçu, promovendo a geração e difusão de conhecimento no cenário varejista do Brasil e América Latina. O evento é promovido pelo Grupo Gazin e reúne empresários, executivos, empreendedores, fornecedores, profissionais e estudantes e conta com uma série de palestras, exposições, network e rodadas de negócios.

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; e da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge; o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; e demais autoridades.

Agência Estadual de Notícias

Sérgio Souza presidente do MDB
242 mil paranaenses são doadores de sangue; percentual está acima da média nacional
Da indústria ao comércio: Agências do Trabalhador ofertam 22 mil vagas no Paraná
Economia paranaense em alta: Agências do Trabalhador têm 21 mil vagas abertas
Estado começa a entregar máquinas para melhorar estradas rurais de 396 cidades
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Quatro espanhóis furtam loja e levam itens de alto valor em Arapongas

sergio
sergio
22 de dezembro de 2025
Furto qualificado em comércio de Arapongas leva van e bebidas alcoólicas
Pedal Araponguinha Kids reúne 115 crianças em Aricanduva
Mostra de Artes Nitis Jacon reúne talentos e criatividade em Arapongas
Prefeitura de Arapongas retoma atendimento após recesso nesta quarta-feira

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?