Terremoto assusta moradores de Campo Mourão – Pr; não há vítimas

Terremoto assusta moradores de Campo Mourão – Pr; não há vítimas
Compartilhe no WhatsApp

Um tremor de terra foi registrado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o fenômeno teve magnitude de 2,6 na escala Richter e ocorreu às 15h24 de sexta-feira (15). Não houve registro de vítimas ou danos a propriedades.

Após sentirem o abalo, moradores de diferentes bairros da cidade, como Jardim Carvalho, Neves e Uvaranas, entraram em contato com o Corpo de Bombeiros. No entanto, as autoridades não reportaram incidentes graves.

A equipe de bombeiros entrou em contato com as mineradoras que operam na região para entender a origem do tremor. Uma das empresas, a mina Bocaina – Sagrado Coração, informou que realizou operações de detonação próximas ao horário em que o tremor foi sentido. A mina fica a cerca de 22 quilômetros do centro de Ponta Grossa.

Segundo a empresa, as detonações são acompanhadas pelo Exército Brasileiro e ocorrem a cada dois meses, em média. Apesar da coincidência, pesquisadores do Observatório Nacional (ON) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) devem analisar o registro para confirmar a natureza do evento, ou seja, se o tremor foi provocado pela detonação ou se foi um abalo sísmico natural.

Escala Richter

A escala Richter é usada para medir a energia liberada por um terremoto. O tremor em Ponta Grossa foi considerado de baixa intensidade, o que explica a ausência de estragos. Para se ter uma ideia, o maior terremoto já registrado na história teve magnitude 9,5 e ocorreu no Chile em 1960.

Informações: TnOnline

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Clique e peça já!