Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Deputado Bazana participa de reunião com ministro Dias Toffoli em defesa das escolas especializadas do Paraná
ParanáPedro Paulo Bazana

Deputado Bazana participa de reunião com ministro Dias Toffoli em defesa das escolas especializadas do Paraná

Publicado em: 21 de maio de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Ministro é relator da ADI 7796 que questiona leis estaduais de apoio às instituições no estado.

Em agenda oficial em Brasília, o deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) participou, nesta terça-feira (21), de uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796 — que questiona leis estaduais que garantem apoio às escolas especializadas do Paraná, como APAEs e coirmãs.

O encontro teve duração de aproximadamente uma hora e contou com a presença de uma comitiva paranaense composta por autoridades e representantes da causa da pessoa com deficiência.

Além de Bazana, integraram a delegação o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi; o presidente da Feapaes-PR, Alexandre Botareli; a chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria Estadual de Educação, Maíra de Oliveira; o procurador da Alep, Fernando Maciel; o procurador do Estado, Luciano Borges; o secretário estadual da Família, Rogério Carboni; e o secretário estadual da Justiça, Santin Roveda.

Durante a reunião, os representantes apresentaram ao ministro argumentos jurídicos, sociais e educacionais em defesa da manutenção das leis que amparam o modelo especializado de educação, previsto na Constituição Federal e na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Apesar de não ter emitido uma resposta direta sobre o mérito da ação, o ministro Dias Toffoli ouviu atentamente todas as manifestações. A comitiva retornou otimista, com a sensação de que o diálogo aberto pode contribuir para um desfecho justo, que respeite o direito das famílias que dependem dessas instituições.

“Defendemos o direito de escolha das famílias e o trabalho sério das instituições que acolhem e promovem a verdadeira inclusão. A ADI 7796 ameaça esse direito. Viemos a Brasília para mostrar que o Paraná está unido na defesa das escolas especializadas”, afirmou Bazana, que é membro titular da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa do Paraná.

O Paraná conta com 400 escolas especializadas que atendem mais de 40 mil alunos em todo o estado, oferecendo ensino com estrutura adequada, equipes multiprofissionais e foco na autonomia e inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Essas entidades, que prestam um serviço essencial a milhares de famílias, podem ter seu funcionamento comprometido caso a ação seja julgada procedente.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

A mobilização em defesa do modelo especializado é, portanto, uma defesa ampla do direito à educação inclusiva, acessível e de qualidade para todas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

- Patrocinado -
Orquestra Sinfônica leva 1.800 pessoas no vão-livre do MON para celebrar a obra de Mozart
Cascavel deve implantar iniciativa semelhante ao Projeto Crescer
Sorteio do Nota Paraná desta quinta terá recorde de participantes: 3,2 milhões
De elefanta a pilha de currículos para a escolha do 1º maestro: os causos da Orquestra Sinfônica
Alexandre Curi defende repasse imediato de recursos para famílias afetadas por tornado
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Mulher é ameaçada com facão pelo companheiro e polícia faz cerco em Arapongas

sergio
sergio
4 de maio de 2026
Ex-companheiros se envolvem em vias de fato durante entrega de criança
Deputado Bazana viabiliza R$ 1,99 milhão para novo CMEI no Bem Viver
Prefeitura de Arapongas conclui reparo na Rua Suindara após temporal
Arapongas terá plantão eleitoral com transporte gratuito e atendimento ampliado

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?