A Prefeitura de Arapongas quer cada vez mais fortalecer os serviços especializados no cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. Desta forma, na última segunda-feira, 24, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Dr. Walter Buzalaf (CAPS’i) – vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma reunião em sua sede própria (localizada na Rua Japu, nº 150, Jardim Lorena), reunindo a equipe multidisciplinar e também profissionais da Secretaria de Educação, incluindo equipes do Centro Municipal Especializado de Arapongas (Cemear), departamento vinculado estruturado para oferecer atendimento educacional especializado para crianças portadoras de necessidades especiais. Em pauta, foram tratados assuntos e ações estratégicas e colaborativas para maior eficácia nos atendimentos dos pacientes atendidos pelos CAPS’i, e que por vezes, também integram a rede municipal de ensino. “Foi um encontro entre as equipes especializadas do CAPS’i junto aos diretores dos CMEI’s e das Escolas Municipais afim de alinharmos os encaminhamentos ao nosso serviço, bem como apresentar o fluxo de atendimentos”, explicou o coordenador do CAPS Infantil, enfermeiro Maicon Depieri. A proposta é realizar reuniões integradas de maneira periódica, assegurando efetividade na rede especializada em saúde mental das crianças e adolescentes.
Participaram também o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, secretário de Educação, Lino Batista e a diretora da Saúde, Sandra Onofre.
MAIS SOBRE O CAPS INFANTIL
O CAPS’i oferece atendimento humanizado e especializado no cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes – da primeira infância até os 17 anos. Atuando na socialização e reabilitação dos pacientes com diagnóstico de: TEA, TDAH, TOD, Dislexia, Discalculia, Disortogrqfia, dependência química, que apresentam por conta desses diagnósticos comprometimento persistente das atividades básicas de vida diária.
Atualmente, a equipe conta com 19 profissionais, incluindo: dois enfermeiros; um técnico em enfermagem; dois médicos psiquiatras; uma médica neuropediatra; uma assistente social; dois psicólogas; uma Fonoaudióloga; um profissional de educação física; duas auxiliares de serviços gerais; três auxiliares administrativos; uma cozinheira e duas pedagogas. Desde sua inauguração, em dezembro de 2024, o espaço já atendeu 833 pacientes – em 2. 438 atendimentos. “O número de atendimentos é maior do que o número de pacientes, pois um mesmo paciente passa por vários profissionais”, explica Depieri.
FUNCIONAMENTO
O CAPS Infantil atende de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h. Endereço: Rua Japu, s/n – atrás do Detran – Jardim Lorena.
VOCÊ SABIA?
O primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I) de Arapongas Dr. Walter Buzalaf foi inaugurado em 13 de dezembro de 2024, sendo a última obra entregue na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre.
Pref. de Arapongas