O Dia Internacional de Conscientização e Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, foi marcado em Sabáudia, pela realização de palestras alusivas ao tema no Colégio Estadual Sabáudia.
A ação envolveu a rede de apoio formada pelas equipes da saúde e educação, que fazem parte do controle de endemias, agentes comunitários de saúde, além de profissionais da epidemiologia e a APLESAB – Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Sabáudia.
Nos três turnos, o pastor Edgar Brasil, ministrou palestra aos estudantes sobre a valorização da vida. O palestrante é presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sabáudia e juntamente com o Pr Edson, presidente da Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Sabáudia.
“Louvamos a Deus por essa porta que se abriu e alcançamos toda a comunidade escolar, cerca de 400 alunos dos 3 períodos, funcionários, professores e direção, além de alguns profissionais da Saúde que nos acompanhou até o Colégio Estadual Sabáudia e que nos deu todo suporte”, manifestou Edgar.
Conforme a pedagoga Marivane Ramos, o Setembro Amarelo representa um período de conscientização muito importante. conforme discorreu, a palestra ministrada pelo pastor Edgar demonstra a importância da vida e sua valorização onde cada um pode fazer a diferença na vida de quem está passando por um período de dificuldade. Se não houver a atenção devida, pode resultar na tentativa ou até mesmo na execução de um ato extremo e criar a consciência de que devemos estar atentos à saúde mental de quem amamos e nos importamos e, principalmente, nossa própria sanidade mental é agir com prevenção para um assunto tão importante.
A palestra tratou da vida e sua importância, conscientizando a todos que participaram, dando oportunidade para que, na dúvida, a melhor opção é buscar ajuda e também oferecer ajuda.
Ela completou: “para o nosso colégio é de extrema importância ter esses momentos de união e conscientização, uma vez que atendemos um público de 10 a 60 anos”. Em nome da Escola, Marivane agradeceu a parceria da APLESAB juntamente com a equipe da Saúde que proporcionou um momento de informações enriquecedoras e troca de saberes onde a vida e sua valorização é o foco primordial.