O frei Benedito Maria ficou conhecido nas redes sociais ao compartilhar sua rotina de trabalho no Lar Santo Antônio Pão dos Pobres, em Arapongas, no norte do Paraná. O perfil conta com mais de 155 mil seguidores – até o momento – que acompanham as publicações em que o religioso “influencer” aparece cozinhando, confeitando bolos, decorando ambientes e até pintando cabelos, unhas e barbeando idosos.
Foi aos 19 anos que o Frei decidiu doar sua juventude para os mais necessitados e juntou-se à ordem dos franciscanos, época em que saiu de Cuiabá, Mato Grosso, e mudou-se para Arapongas para trabalhar no Lar Santo Antônio, que pertence à Diocese de Apucarana.
No lar, o frei é responsável pela alimentação dos 42 idosos que vivem na instituição. Todos os dias ele prepara o café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. Mas as habilidades do frei são vastas, tanto que ele cuida dos cabelos e das unhas dos idosos. Tamanha destreza vem de família, já que a mãe dele trabalhou na área gastronômica e a tia em um salão de beleza. “Desde criança sempre aprendi a fazer unhas e a cozinhar. Deus nos coloca na família certa e nos envia para missões em lugares certos. Hoje eu posso colocar esses dons em prática no Lar Santo Antônio”.
Jovem e conectado, o frei percebeu que as redes sociais podem ser um forte aliado para angariar recursos em prol do lar que é uma instituição filantrópica e depende de doações. “Desde minha infância sempre gostei de comunicação, fotos e vídeos. E eu vi a internet como um canal de providência de Deus nas nossas vidas”, afirma.
O frei conta que decidiu gravar um vídeo preparando um bolo e publicou em seu perfil no Instagram. A publicação “bombou” e o perfil foi ganhando cada vez mais seguidores. “Muitas pessoas começaram a perguntar sobre doações e visitas. Eu vi essa oportunidade e comecei a gravar minha rotina e publicar nas redes sociais. Isso tem nos ajudado bastante tanto na parte financeira, quanto na questão do voluntariado e visitas”, afirma.
Atualmente o lar conta com 42 idosos, sendo 16 mulheres e 26 homens que moraram na rua ou perderam o vínculo familiar. Alguns nunca casaram ou tiveram filhos, como o caso da Severina Lopes Miranda, de 78 anos. Natural de Alagoinhas, Pernambuco, ela veio para o Paraná ainda jovem, onde trabalhou como doméstica, não se casou e não teve filhos. Ela aparece recebendo cuidados do frei em um dos vídeos que já soma 88 mil curtidas e mais de 2,6 mil comentários.
O vídeo com maior número de visualizações é o do aniversário organizado pelo frei para o idoso Noel José de Lara, que completou 103 anos. O vídeo recebeu mais de 264,9 mil curtidas e 14 mil comentários.
No lar os idosos recebem carinho, atenção e cuidados. Um tratamento humanizado que preza pelo respeito e individualidade. Tamanho é o cuidado que, segundo o frei, todos os dias são preparados kits de higiene com toalhas bordadas com os nomes dos idosos, para reforçar a importância do carisma.
Com a divulgação nas redes sociais, há uma vasta lista de espera por vagas. “Bastante pessoas de outros estados nos procuram em busca de vagas justamente por ver esse cuidado que temos com nossos idosos”, afirma.
São 14 funcionários e 7 freis responsáveis pelos idosos além do trabalho realizado pelos voluntários.
Informações: TNOnline / Foto Lis Kato