Ponto de referência em Arapongas, a Colônia Esperança está ganhando mais um atrativo: uma escultura está sendo instalada na entrada da localidade, próxima ao portal de entrada. Sob um pedestal de 4 metros de altura, fica a imagem do Sagrado Coração de Jesus, santo da antiga paróquia da colônia, que se transformou em mosteiro, o primeiro da Diocese de Apucarana.
O monumento é um projeto da Prefeitura de Arapongas, visando reforçar a identidade da Colônia Esperança. Fundada por japoneses católicos, responsáveis pela construção da igreja cercada de árvores que se tornou um ponto turístico do município, a localidade ainda mantém várias famílias de descendentes.
Segundo a Secretaria de Obras de Arapongas (Seodur), a instalação do monumento também enaltece a instalação do primeiro mosteiro da região, que ocupa a antiga paróquia localizada e o trabalho de evangelização realizado pelos padres que acompanharam as primeiras famílias de colonos.
Elaborado pela Seodur, o monumento conta com investimentos de quase R$ 55 mil, com recursos da prefeitura. Segundo a secretaria, a instalação da estátua já foi finalizada, mas o entorno ainda deve receber serviços de paisagismo.
A expectativa é que todas as obras complementares sejam finalizadas para realização da 8ª Festa do Ovo e do Abacate, que será realizada entre 17 e 18 de agosto na área externa do mosteiro. O evento, criado para divulgar os dois principais produtos agrícolas da localidade e coordenado pelas famílias residentes na colônia, faz parte do calendário turístico de Arapongas, com gastronomia, eventos culturais e apresentações artísticas.
MOSTEIRO
O Mosteiro Sagrado Coração de Jesus foi inaugurado oficialmente em 25 de abril e está sob os cuidados das irmãs de vida contemplativa, Servidoras da Palavra, que recebem fiéis e devotos em retiros espirituais.
Informações: TNOnline / Foto: Louan Brasileiro