O Restaurante Popular de Apucarana, implantado em 2022 pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, completou dois anos de atividades nesta semana. O programa, que integra o conjunto de ações voltadas ao atendimento de necessidades alimentares e nutricionais da população socialmente vulnerável, acaba de atingir o patamar de 150 mil refeições servidas, ao custo unitário de R$2,00.
Idealizado pelo prefeito Júnior da Femac, o programa é coordenado pela superintendente Eliana Rocha, da Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Apucarana. Pelo prato-feito, que conta com cardápio diário variado definido e supervisionado por nutricionistas, o cidadão paga apenas R$2,00 (dois reais), sendo o custo adicional custeado pelo município. “Criamos o restaurante Popular para garantir uma refeição diária de qualidade, a um custo bem acessível”, enfatiza o prefeito Junior da Femac. Ele acrescenta que a iniciativa soma-se a outras políticas de gestão, com foco num único objetivo: “Que ninguém passe fome em Apucarana”, assinala o prefeito Júnior da Femac.
Diariamente são servidas 300 refeições. Além de arroz e feijão, o cardápio contempla carnes, legumes, verduras, massas e frutas de sobremesa, com pelo menos 30% dos alimentos sendo adquiridos junto à agricultura familiar de Apucarana. No início, em junho de 2022, eram servidas 200 refeições, mas a curto prazo foi preciso ampliar a oferta, diante da demanda crescente.
Na equipe desde o início das atividades, a coordenadora do Restaurante Popular, Eliana Rocha, assinala que a iniciativa vem atendendo aos seus objetivos. “Estamos atendendo as necessidades alimentar e nutricional de gestantes, aposentados, estudantes, pessoas de baixa-renda em busca de um emprego e em tratamento de saúde, além de moradores em situação de rua”, pontua a coordenadora, que comemora o sucesso do programa.
“É muito gratificante acompanhar todo este processo idealizado pelo prefeito Júnior da Femac, assegurando uma alimentação saudável e a um preço baixíssimo”, diz Eliana Rocha, emendando que “no dia a dia observamos as dificuldades das pessoas que atendemos, principalmente os idosos”.
USUÁRIOS APROVAM – O secretário de Assistência Social, Juliano Dalla Costa relata que, com o funcionamento em espaço na área central da cidade, o restaurante facilita o acesso de idosos, trabalhadores em geral, e até pessoas em tratamento de saúde do Hospital da Providência, do Cisvir e da Adefiap.
O prato reforçado de Raul Carlos Maximiliano, 58 anos, morador da Vila Nova tem uma justificativa. “Essa é praticamente a minha única refeição do dia. Moro sozinho e minha renda é gerada como catador de latinhas. O que economizo na alimentação ajuda muito para pagar as outras despesas. Aqui a comida é ótima. Tenho alimento e de graça. Foi por obra de Deus que a prefeitura abriu esse restaurante. Isso não pode acabar”, relata Maximiliano, que almoça todos os dias no Restaurante Popular.
Paulo Matias e a esposa Aparecida também almoçam todos os dias no Restaurante Popular. “Este é, sem dúvida, um dos melhores programas que a prefeitura fez para atender quem tem menor condição financeira, e também ajuda muito os idosos. O restaurante é o verdadeiro ´fome zero`. Aqui as pessoas se alimentam bem e são sempre bem atendidas. A comida é deliciosa e recebemos alimento saudável”, avalia Paulo Matias, de 74 anos e morador do Núcleo Habitacional Osmar Guaraci Freire.
Serviço: O atendimento do Restaurante Popular é de segunda a sexta-feira, das 11 horas às 14 horas, com o caixa aberto até o limite de venda das 300 refeições/dia.
Pref. de Apucarana