A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Agricultura, iniciou hoje a entrega de mais um lote de 185 mil mudas de café. Os cafeicultores já começaram a retirar seus lotes nesta quinta-feira, no Horto Municipal, no Jardim Eldorado. O evento teve a presença do prefeito Junior da Femac, do secretário de agricultura, Gerson Canuto, demais secretários municipais e do vereador Luciano Facchiano.
Ao participar da entrega do primeiro lote de mudas de café em 2024, o prefeito Junior da Femac lembrou que a história de Apucarana, nos seus 80 anos de vida, está muito ligada à cafeicultura. “A cultura sofreu com eventos climáticos como as geadas e o Município vem trabalhando no fortalecimento da cafeicultura. Desenvolvemos diversas ações de apoio, sendo que uma delas é a distribuição de mudas a preço subsidiado, além de repassar um caminhão, um trator e máquinas para uso coletivo, como uma plantadeira e uma colheitadeira”, pontua Junior da Femac.
O prefeito salienta que as sementes são selecionadas e as mudas são certificadas pelo Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). “Apucarana tem condições diferenciadas de cultivo, aliando altitude, clima e solo. A produção e entrega das mudas vêm contribuindo para o aumento da produtividade e da rentabilidade nas pequenas propriedades, além da permanente melhoria da qualidade do café que é produzido em Apucarana”, destaca Junior da Femac, citando ainda que o município mantém 1.100 hectares de cafezais, sendo um dos poucos municípios do norte do Paraná onde a cultura tem relevância, gerando ainda um significativo Valor Bruto da Produção (VBP).
O engenheiro agrônomo, André Maller, da Secretaria de Agricultura, informa que as mudas são formadas a partir de sementes oriundas de viveiros certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Todo o processo de produção tem duração de seis meses, abrangendo a germinação, adubação, transplantio para os tubetes, colocação de sombrites e aclimatação das mudas antes da entrega aos produtores”, explica Maler.
Gerson Canuto, secretário de Agricultura, cita que as mudas são de variedades tolerantes a doenças como nematóide e ferrugem, e com custo subsidiado pelo Município. “Os produtores pagam o valor de três Unidades Fiscais do Município (UFM), o que equivale a R$284 pelo milheiro, enquanto o preço de mercado gira em torno de R$1.600”, compara o secretário.
Carlos Bovo, presidente da Associação dos Cafeicultores de Apucarana, manifestou seu agradecimento ao prefeito Junior da Femac, por ser um incentivador da cafeicultura. “Esta é uma atividade importante para o Município e, atualmente, a região do Pirapó tem o seu café reconhecido no Paraná pela sua qualidade”, afirma Bovo.
Com o apoio do Sebrae, a Associação dos Cafeicultores junto com o IDR e o Sindicato Rural, estão trabalhando para a conquista da Indicação Geográfica. “Estamos buscando um selo de qualidade para o nosso café”, cita Carlos Bovo.
João Miquelão, produtor da região de Caixa de São Pedro, enaltece o programa da prefeitura. “Aqui os produtores têm todo apoio e assistência técnica para se manterem na cultura do café de qualidade”, disse.
O vereador Luciano Facchiano, lembrou que sua família veio da Itália e se instalou em Apucarana no ano de 1956, para produzir café. “O município ajuda a manter os pequenos produtores e mantém muitas famílias nas propriedades”, afirma Facchiano.
Também prestigiaram a entrega das mudas, o presidente do Sindicato Rural Patronal, Geraldo Maronezi; Marcos Casini Sanchez, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR); e Luis De Faveri, coordenador do Horto Municipal.
Mudas repassadas em 5 anos:
2019 – 30 mil
2020 – 30 mil
2021 – 45 mil
2022 – 145 mil
2023 – 215 mil
2024 – 185 mi
Prefeitura de Apucarana